A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) iniciou nesta segunda-feira (20), no auditório da Fiema, o curso de implantação e operacionalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O público-alvo são técnicos das prefeituras e de órgãos ligados ao setor agropecuário para receberem capacitação para implantação do SIM.
O curso faz parte do plano de Governo do Maranhão para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), criado pela Lei Estadual nº 11.166, de 20 de novembro de 2019.
O objetivo do curso é debater a base legal do serviço de inspeção, apresentando sua importância dentro das diversas cadeias produtivas do estado, apresentando um diagnóstico do SIM em todo Maranhão, trazendo conhecimento dos procedimentos higiênicos-sanitários e também todos os procedimentos que vão desde a planta do estabelecimento até obtenção do registro no serviço de inspeção.
O presidente da Aged-MA, Cauê Aragão anunciou aos presentes a assinatura do Decreto nº 39.040 de 8 de maio de 2024, pelo governador Carlos Brandão, um importante instrumento que regulamenta o Susaf no Estado e traz a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
“A Aged-MA está trabalhando com toda sua equipe para promover a segurança do alimento que chega até a mesa do consumidor maranhense, através do importante serviço de inspeção. Estamos fortalecendo as parcerias com os municípios, auxiliando na implantação e operacionalização do SIM”, destacou o presidente Cauê Aragão.
O curso segue até a próxima quinta-feira (23) e vai debater ainda temas como: Base Legal do SIM; Implantação da Estrutura Física e Operacional; Vistoria de Terreno e Estabelecimento Construído; Fluxograma de estabelecimentos de leite e derivados, de mel, ovos, pescado e derivados; Identidade e qualidade dos produtos de origem animal; o SIM e as cadeias curtas;e o SIM e a inserção dos produtos da agricultura familiar nos mercados formais.
O Maranhão se informa aqui – Controle da lagarta-do-cartucho: tecnologia com fungos endofíticos é destaque na AgroBalsas
O público-alvo são técnicos das prefeituras e de órgãos ligados ao setor agropecuário para receberem capacitação para implantação do SIM. #OMaranhaoSeInformaAqui