Apesar dos desafios impostos pelas recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, o governo optou por manter a data de realização do concurso em todo o território nacional.

Segundo portarias assinadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a Força Nacional será empregada na manutenção da ordem pública e na proteção de pessoas e patrimônios.

Os estados que receberão o apoio da Força Nacional para a realização do concurso além do Maranhão são: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima.

O efetivo mobilizado para as operações não é divulgado por questões de segurança tanto para os agentes quanto para a população.

A atuação da Força Nacional será coordenada em conjunto com os órgãos de segurança pública de cada estado, sob a supervisão da Polícia Federal (PF) e em colaboração com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização do CNU.

“Os agentes atuarão para prevenir possíveis tumultos ou ameaças à integridade dos participantes. A presença da Força Nacional será fundamental em situações de emergência. Nosso efetivo está pronto para fornecer uma resposta rápida e eficaz, garantindo o bem-estar de todos os envolvidos”, afirmou o diretor da FNSP, Fernando Alencar.

Além da segurança durante a realização das provas, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça também apoiará as ações contra fraudes e vazamento de informações. Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além dos Corpos de Bombeiros Militares, estarão envolvidos na operação, abrangendo 228 municípios em todas as unidades federativas do Brasil.

Este é o maior concurso público já realizado no país, com 2,1 milhões de inscritos. Inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CNU selecionará 6.640 profissionais para ocupar cargos em 21 órgãos públicos federais. A prova abrangerá questões objetivas e dissertativas específicas para cada área de atuação, com aplicação em 228 cidades de todas as unidades federativas do Brasil.