O escritório da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária Maranhão – AGED/MA em Balsas, ficou lotado de pecuaristas, na manhã desta terça-feira, 30 de abril, para comprovar a vacinação do rebanho no último dia da campanha contra a febre aftosa.
Os pecuaristas acreditam que o status sanitário de zona livre de febre aftosa com reconhecimento internacional conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal, será um grande avanço para o setor. De acordo com Aged, não há possibilidade de prorrogação do prazo de vacinação e que é necessário que 100% do rebanho do estado seja vacinado, para que haja o reconhecimento a partir do dia 2 de maio de 2024.
A área da Unidade Regional de Balsas possui um rebanho de cerca de um milhão de bovinos e bubalinos, que já tem uma parcial de mais de 62% de comprovação da vacinação.
Após vacinar seus animais, o produtor deve fazer a comprovação da vacina até 17 de maio de forma presencial no escritório da Aged onde a sua propriedade está cadastrada, ou de forma eletrônica, acessando o Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (SIGAMA), cujo link esta disponível na página eletrônica da Agência Estadual: https://aged.ma.gov.br/.
Perspectivas para futuro
Quando o Maranhão recebeu a classificação de zona livre com vacinação, a produção pecuária cresceu e, por conseguinte, aqueceu o setor da agroindústria da carne. No período de 2012 a 2023 e considerando que o status de zona livre de aftosa com vacinação veio em 2014, houve crescimento do setor pecuário maranhense com a expansão de abatedouros, saindo de 0 estabelecimento em 2012 para 12 empreendimentos em 2023. No mesmo período, houve aumento do rebanho de bovídeos no Maranhão, saltando de 7,4 milhões em 2012 para 10,4 milhões em 2023.
“A conquista e reconhecimento internacional vai permitir que o Maranhão avance ainda mais no setor pecuário. Temos uma logística portuária favorável e pretendemos elevar o Maranhão ao patamar dos estados referência na pecuária”, afirmou Cauê Aragão, presidente da Aged.
O Maranhão se informa aqui – Márcio Honaiser entrega tratores para agricultura familiar de Riachão e mais 3 cidades do MA
O pecuarista tem até 17 de maio para comprovar a vacinação. O reconhecimento internacional vai permitir que o Maranhão avance ainda mais no setor pecuário. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.