Abrindo a programação do mês da Mulher, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lança nesta sexta-feira (1º), às 9h, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís, a Operação Átria, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa combater e prevenir crimes de violência contra a mulher em razão de gênero.
No Maranhão, onde o índice de feminicídio teve queda de cerca de 32% em 2023, na contramão de outros 14 estados, segundo o MJSP, a operação será executada de forma integrada entre as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e Centro de Inteligência da SSP-MA, em parceria com outras instituições.
Com a queda no índice de feminicídio no ano passado, o estado também conquistou a terceira maior redução entre os estados brasileiros, e a segunda posição na Região Nordeste.
Com a operação, serão intensificados a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores, além da busca por suspeitos e foragidos da justiça por feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.
Em paralelo às ações ostensivas e repressivas, no Maranhão também serão realizadas atividades de conscientização com o intuito de prevenir que mais crimes em razão de gênero aconteçam e para que as vítimas de ciclos de violência saibam da existência de uma rede de apoio com a qual elas poderão contar no momento em que decidirem pela denúncia.
Operação Átria
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado a operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.
O Maranhão se informa aqui – Diário Sul Maranhense com foco na região de Balsas supera a marca de 3 milhões de visualizações
Com a operação, serão intensificados a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores. #OMaranhaoSeInformaAqui