Diário Sul Maranhense

Loreto adere ao Programa Telemedicina Nordeste e disponibiliza 17 especialidades médicas 

Loreto assina termo de adesão ao Programa Teemedicina (Foto/Reprodução)

O município de Loreto assinou o termo de adesão ao Programa Telemedicina Nordeste,  programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, que tem como objetivo aumentar o acesso a atendimento especializado nos municípios.  Com teleatendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS, evitando o deslocamento de pacientes.

Na prática, ao identificar um paciente que precise de acompanhamento com especialista, como um diagnóstico, o médico da UBS tem a opção de agendar uma teleinterconsulta triangulada (quando estão presentes paciente, profissional da UBS e especialista) com um profissional do hospital PROADI-SUS. 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Loreto, Fernando Pereira, com o programa vai facilitar a vida do povo loretense e o município poderá contar com atendimento em 17 especialidades médicas. 

“O paciente será atendido no posto de saúde; o processo de monitoramento dos pacientes é avançado; os exames são avaliados e entregues de forma digital. Um benefício para a população que terá as especialidades sem sair do conforto da cidade e com atendimento em tempo reduzido”, disse. 

O prefeito municipal Germano Coelho destacou que todas as unidades básicas da cidade estão credenciadas para fazer o atendimento pelo programa telemedicina, onde a atenção básica do município, agenda consulta especializada de acordo com a necessidade do paciente. 

O município agora se prepara para implantar as melhorias no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Loreto para que possam fazer pequenas cirurgias; uma forma de cada vez mais melhorar a saúde do município evitando que pessoas saiam da cidade para fazer esses tratamentos de saúde. 

O programa é uma iniciativa executada por cinco dos seis hospitais de excelência e contempla os estados da região. A expectativa é garantir o aprimoramento do desfecho clínico para condições crônicas selecionadas, impactando diretamente o cuidado das pessoas usuárias das Redes de Atenção locais, além de ampliar o repertório assistencial dos profissionais do SUS.

Os municípios que aderirem ao projeto Telemedicina receberão do Governo do Estado computadores para desenvolvimento das atividades. O projeto Telemedicina é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa e os municípios maranhenses, através do projeto TeleNordeste. 

O Maranhão se informa aqui – Janeiro Roxo: MA registrou mais de dois mil casos de hanseníase em 2023

Loreto oferecerá atendimento em 17 especialidades médicas, onde o paciente será atendido no posto de saúde pelo programa em tempo reduzido. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário