Diário Sul Maranhense

Conselheiros tutelares de Balsas e todo o Brasil tomam posse neste dia 10/01

Em Balsas 5 conselheiros eleitos para o mandato de 2024 a 2027 tomam posse. No Brasil todo são cerca de 30 mil conselheiros tutelares empossados. Foto Ilustrativa

Cerca de 30 mil conselheiros tutelares, nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, tomam posse nessa quarta-feira (10), data que marca o início de um período crucial para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Os membros dos Conselhos Tutelares desempenham importante papel para a infância e juventude brasileira e, durante o mandato de quatro anos, esses servidores públicos têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, agindo a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes. Eles também têm a competência de fiscalizar, independentemente de haver ou não denúncia.

Para o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Cláudio Augusto Vieira, a posse dos conselheiros tutelares é mais do que uma cerimônia formal. Para o gestor, trata-se de um compromisso coletivo com o futuro da nação. “Um ato que reforça a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais justa e segura para as gerações que estão por vir”, ressalta.

“A expectativa para esta gestão é de que as autoridades locais e a sociedade estejam comprometidas em fornecer os recursos necessários para que os conselheiros tutelares desempenhem suas funções de maneira eficaz. A integração com outros órgãos e a promoção de parcerias são fundamentais para superar os desafios e fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência”, acrescenta o secretário.

Papel dos Conselheiros Tutelares

Cabe aos membros dos Conselhos Tutelares – pelo menos cinco conselheiros em cada órgão, que pode ser mais de um por município, a depender da quantidade de moradores na região – atuar como mediadores entre as instituições governamentais, a comunidade e as famílias, com o objetivo de assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes.

Em Balsas foram eleitos no dia 1°/10/2023, os seguintes conselheiros: Fabiana Pinheiro, Eanes Araújo, Irmã Lena, Dalma Mesquita, Neiry Neves; ficaram como suplentes: Aline Serena, Adriana Ferreira, Sara dos Tanjas, Claúdio Roberto, Eurifran da Koroné Wellington da Câmara, Marilia Liviz e Agrepino Martins, para o mandato de 2024 a 2027.

Conselhos Tutelares

O Conselho Tutelar é um órgão que atua na garantia e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de cada prefeitura.  A função é determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio do seu artigo 136.

Nele, são expressas as atribuições como atendimentos a crianças e adolescentes, aconselhamento a seus familiares, requisitar serviços públicos na área da saúde, educação, serviços sociais, previdência, trabalho e segurança, entre outros. Esse órgão deve ser acionado em qualquer situação de ameaça ou violação de direitos das crianças e dos adolescentes.

O Maranhão se informa aqui – Nova carteira de identidade deve começar a ser emitida em todo o Brasil a partir de quinta (11)

Em Balsas 5 conselheiros eleitos para o mandato de 2024 a 2027 tomam posse. No Brasil todo são cerca de 30 mil conselheiros tutelares empossados. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Deixe seu comentário