Diário Sul Maranhense

Sebrae atua para ampliar participação dos pequenos negócios refinaria de etanol Inpasa em Balsas

Sebrae vai atuar juntos aos pequenos negócios para qualificar e auxiliar na inserção dos mesmos na cadeia da indústria. (Foto/Reprodução)

Balsas tem se estabelecido como um novo polo industrial no Maranhão. A cidade, localizada no sul do estado, é conhecida pela produção e exportação de grãos, como milho e soja. Este ano foram confirmadas a implantação de plantas de frigoríficos, distribuidoras de combustível e, mais recentemente, a instalação da Inpasa.

Na última semana, Sebrae participou na última semana do evento de apresentação de oportunidades da Inpasa, refinadora de etanol de milho, que está se instalando no município de Balsas. Na oportunidade, o gerente de competitividade José Noleto e o gerente da Unidade de Negócios de Balsas, Diógenes Souza, estiveram presentes no evento junto com outros parceiros.

Diante desse cenário, o Sebrae Maranhão está desenvolvendo um plano estratégico para auxiliar os pequenos negócios para se inserir nessa cadeia e atender às demandas desses empreendimentos. A proposta é trabalhar a qualificação desses negócios, seja em forma de cursos ou como consultorias para ajustes no planejamento, processos produtivos e preparação para o atendimento propriamente dito.

“O Sebrae trabalha fundamentalmente com os pequenos negócios e com o objetivo de inserir esse pequeno negócio ao longo dessa cadeia produtiva. seja pela perspectiva dessas oportunidades, mas fundamentalmente pela capacitação, pelo treinamento, pela orientação, pela melhoria dos produtos e serviços que esses pequenos negócios podem oferecer ao longo de uma cadeia tão importante como é a da empresa”, explica José Noleto, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão.

Rafael Ranzolin, vice-presidente da Inpasa, destaca que a Inpasa busca regionalizar o fornecimento de suprimentos e serviços e assim, buscar localmente os seus fornecedores. Por isso é importante buscar parcerias.

“O Sebrae é um parceiro nos nossos outros empreendimentos no Brasil. Sempre esteve junto, desenvolveu algumas coisas muito imediatas e muitas coisas a gente está trabalhando no médio e longo prazo, porque uma indústria não se instala para 1, 2 anos, mas sim para 50, 60 anos, pelo menos”, esclareceu ele.

Plano de trabalho

Para finalizar a agenda, foi realizada, durante a tarde, uma reunião para o alinhamento da atuação do Sebrae junto à empresa. Participaram representantes do Sebrae, do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e da Inpasa.

Na ocasião, foram acertadas as primeiras ações a serem desenvolvidas a partir do cadastro das empresas que querem se candidatar para ser fornecedoras de serviços e suprimentos para Inpasa.

O Sebrae vai contribuir, entre outras ações de qualificação, com estudos sobre as oportunidades apresentadas para os pequenos negócios. Já está em andamento um estudo sobre a cadeia de grãos na região que vai fundamentar futuras ações.

O Maranhão se informa aqui – Governo Federal repassa R$ 175 milhões para recompor perdas dos municípios do MA

A proposta é trabalhar a qualificação desses negócios, seja em forma de cursos ou como consultorias para ajustes no planejamento, processos produtivos e preparação para o atendimento na agroindústria.  #OMaranhaoSeInformaAqui

 

Deixe seu comentário