O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei nº 382/2023, de autoria da deputada Dra. Vivianne (PDT), que institui a Semana do Campo Limpo. A iniciativa visa conscientizar a população maranhense sobre a necessidade de ser realizada a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, assegurando a destinação ambientalmente correta com vistas à preservação ambiental. A matéria segue à sanção governamental.
Segundo o PL, as atividades da “Semana do Campo Limpo” terão início no dia 18 de agosto de cada ano, data em que é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo, coincidindo com calendário anual instituído pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).
Em sua justificativa, a deputada Dra. Vivianne destaca a relevância ambiental e ecológica da iniciativa, que tem como objetivo alertar e promover a ampla divulgação do tema nos meios de comunicação, a realização de ações integradas e atividades, visando à conscientização dos agricultores, canais de distribuição e revenda, fabricantes e a sociedade civil sobre a importância de se seguir os procedimentos corretos e participar da logística reversa, entre outros pontos.
“É de suma relevância ambiental e ecológica a Semana do Campo Limpo, que deve ser cada vez mais difundida, em especial, junto à comunidade escolar para se criar a cultura da logística reversa e podermos ter uma qualidade melhor e mais segura dos destinos das embalagens dos defensivos agrícolas no Maranhão”, afirma a parlamentar.
O Maranhão se informa aqui – Deputada Vivianne relata melhorias e ampliação do sistema de saúde de Balsas
Iniciativa objetiva conscientizar a população maranhense sobre a necessidade de ser realizada logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Agência Assembleia