A região sul do Maranhão, na safra 2023, teve uma área de plantio da cultura do algodão de 25.928 hectares, sendo 20.535 na safra principal e 5.393 hectares na safrinha. A colheita teve início no dia 18 de junho e tem previsão para encerramento nos meados do mês de setembro.
Em 2022, o estado teve uma das melhores médias em produtividade e qualidade de pluma do Brasil, criou-se uma expectativa entre os produtores da cultura para a safra 2023.
Segundo Wellington Silva coordenador executivo da Associação Maranhense de Produtores de Algodão – AMAPA, é a manutenção da alta produtividade e qualidade da pluma, é o que a AMAPA tem buscado.
Agora no início do mês de agosto, quase metade da produção no estado foi feita a colheita, sendo registrada uma pequena queda na produtividade comparada com a safra 2022, porém com patamares satisfatórios. O Maranhão vem se destacando com o crescimento da produção a cada safra que passa. Para 2023 a meta é que a produção alcance a média 300 arrobas de plumas de algodão por por hectares. Uma média favorável e rentável para o produtor.
AMAPA trabalho para incentivar a modalidade, segunda safra no cultivo de algodão, quando o produtor faz o consórcio em áreas de cultivo de soja ou milho, abrindo janelas de produtividade. Para isso a AMAPA, tem realizado vários eventos de transferências de tecnologia, para sanar dúvidas, quebrar paradigmas, porque o Estado do Maranhão tem um alto potencial produtivo.
AMAPA que completará 10 anos de atuação na região em 2024, vem dando total suporte, apoio aos produtores, com orientações técnicas, acompanhamentos desde a preparação do solo para o plantio até a colheita dentre outras ações que beneficiam diretamente o produtor de algodão e pleiteia tornar o Maranhão o terceiro maior produtor a nível nacional, que hoje tem o estado de Mato Grosso, com maior produtor e a Bahia como o segundo; na atual safra o Maranhão deve concluir como quinto produtor, mas tem potencial para assumir o terceiro lugar abrindo portas para emprego renda e oportunidades no estado.
O Maranhão tem um grande potencial para expansão da cultura de algodão, com clima favorável, terras férteis e uma grande área produtiva sem haver necessidade de desmatamentos. Atualmente o estado tem cerca de 26 mil hectares de plantio, mas tem potencial para o plantio de até 200 mil hectares, plantando parte de safra e outra parte de segunda safra consorciando com milho ou com a soja.
O Maranhão se informa aqui – Gestor da URS Balsas enaltece oficina de capacitação para o Programa Cuidar de Todos
Atualmente o estado tem cerca de 26 mil hectares de plantio, mas, potencial para plantar até 200 mil hectares, sendo parte de safra e outra parte de safrinha consorciando com milho ou com a soja. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações do Programa Alerta Balsas, TV Capital – Canal 8