Anualmente, a Expoimp – maior feira agropecuária da região – conta com uma programação diversificada e proporciona entretenimento para todos os públicos durante os dias de evento. As competições de diferentes modalidades estão entre as atrações que mais chamam a atenção dos visitantes e movimentam a feira. Tradicionalmente, o evento conta com várias disputas, como o torneio leiteiro, rodeio, julgamento de raças e prova do tambor. Nesta edição, a feira contou também com uma grande novidade: a prova de marcha.
Prova de Marcha
Novidade da 53ª edição da Expoimp, a prova de marcha tinha como objetivo selecionar os cavalos marchadores que possuíam as melhores performances de movimentação e desenvoltura. A competição foi dividida em categorias de idade e gênero, e ainda tipos de marchas específicas: Marcha Batida e Picada, que foram analisados por um time de jurados responsáveis pela avaliação dos andamentos e marchas dos cavalos. A prova aconteceu no Redondel do Sinrural nos dias 14 e 15 de julho, somando 40 mil reais em prêmios para os ganhadores.
Modalidades Tradicionais
Torneio Leiteiro
O 26º Torneio Leiteiro da Expoimp reuniu 11 produtores e 23 animais na competição, tendo início no dia 12 de julho e seguindo até o dia 15 de julho, com premiação no valor de 70 mil reais – o maior da história. Na competição, os animais precisavam produzir a maior quantidade de leite durante um determinado tempo. Ao todo, foram realizadas seis ordenhas durante três dias de competição. Durante a cerimônia, quatro categorias foram avaliadas: Categoria Vaca Livre, Categoria 30 kg, Novilha Precoce e Vaca do Curral (produzidas e reproduzidas na fazenda).
Confira o ranking dos animais vencedores em cada categoria:
Vaca Livre: 1º lugar: Vaca Mel (proprietário: Sílvio Romero)
Novilha Precoce: 1º lugar: Vaca Morgana (proprietário: Antônio Valter)
Vaca do Curral: 1º lugar: Vaca Floresta (proprietário: Adonei Magal)
Vaca 30 kg: 1º lugar: Vaca Beleu (proprietário: Dr. Jairo Farias)
Rodeio
Nesta modalidade, os competidores precisavam se manter equilibrados no touro ou no cavalo por no mínimo 8 segundos para acumular pontos durante os quatro dias de provas, e a soma destes números levaram os melhores para a final, que neste ano aconteceu no último sábado (15) e contou com mais de 15 mil reais em premiação para os vencedores. Durante cada exibição dos peões foram dadas notas pelos juízes, que julgaram o desempenho do touro ou cavalo e o estilo do cowboy. O peão Luís Dias foi o grande vencedor na categoria cavalos, com 230,25 pontos e o peão Sávio Pereira levou a melhor no touro, com 325 pontos. O rodeio é marca registrada da Expoimp e uma das atrações mais encantam o público. A abertura contou com a participação de competidores dos estados do Pará, Goiás, São Paulo e Maranhão.
Julgamento de raças
A competição consiste em avaliar a raça bovina dos produtores competidores, levando em consideração aspectos como musculatura, precocidade, porte e conformidade. Nesta edição, o julgamento de raças reuniu os maiores criadores da raça Tabapuã de diferentes regiões do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão. A competição é dividida em categorias e os animais foram avaliados conforme (PO) Puros de Origem. O primeiro lugar ficou com o tratador Flávio Alexandre, vencedor da categoria Grande Campeão. Natural de Mato Grosso do Sul, Flávio viajou mais de 2 mil km para participar da competição.
Prova do Tambor
Montados em um cavalo, os competidores precisavam realizar uma corrida em volta de três tambores em uma arena. Na competição, os participantes deveriam ter agilidade e velocidade com o animal para contornar cada tambor em um giro de 360º graus. A modalidade exige sincronia entre o cavalo, a amazona ou cavaleiro. A prova foi realizada no dia 15 de julho, na Pista de Provas de Cavalos Eduardo Parente, e quatro categorias foram avaliadas: Categoria Aberta, Feminina, Jovem e Kids. A pequena Isadora Santos, de 9 anos, foi destaque na competição e venceu em 3 categorias.
O Maranhão se informa aqui – Cooperativismo de crédito vem crescendo no mercado e Sicredi chega à marca de 7 milhões de associados
As competições de diferentes modalidades, como o torneio leiteiro, rodeio, julgamento de raças e prova do tambor estão entre as atrações que mais chamam a atenção dos visitantes e movimentam a feira. #OMaranhaoSeInformaAqui
Assessoria de Imprensa Sinrural