Diário Sul Maranhense

SES mobiliza voluntários e incentiva doação de sangue para os hemonúcleos do Maranhão

Incentivo a doação de sangue no Hemomar (Foto/Reprodução)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), serviço que integra a hemorrede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mobiliza doadores para reforçar os estoques da unidade com a ação Junho Vermelho.

A estudante de enfermagem Rosângela Santos foi ao Hemomar fazer uma doação direcionada à mãe, que em breve será submetida a uma cirurgia. “É a minha primeira vez doando sangue e depois quero voltar a doar, porque é muito bom fazer o bem. Só agora eu percebo, com a minha mãe necessitando de bolsa, o quanto é importante a gente tirar um tempinho para se colocar no lugar do próximo”, ponderou.

Cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas, de onde são extraídos os componentes como hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (CRIO). Vale ressaltar que uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.

De acordo com a diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, a empatia é uma forte ferramenta e que pode ajudar quem mais precisa. “O objetivo é que a sensibilização se estenda para os demais meses do ano e que cada pessoa alcançada se torne um doador fiel e adote um calendário de doação”, enfatizou.

A ação contou com a participação da banda do 24° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). Na ocasião, o soldado do 24° (BIS), Carlos Dias, aproveitou para doar sangue e deixar um recado para quem ainda não é doador. “Em nossa função, que é a de defesa da pátria, trabalhamos para o bem-estar do nosso povo e entendemos que a doação de sangue é um exemplo a ser seguido, pois são muitos os que precisam de um gesto como este”, disse.

O estoque do Hemomar se encontra abaixo do crítico, com cerca de 150 doações de bolsas de sangue por dia. Para atender as demandas de forma satisfatória, o hemocentro teria que trabalhar com cerca de 300 doações diárias. Na semana passada, a campanha Vem Doar, idealizada pela unidade em parceria com as Igrejas Assembleia de Deus, conseguiu realizar mais de 800 coletas de bolsas em dois dias.

A rede estadual é composta por hemonúcleos localizados nas cidades de São Luís, Balsas, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Imperatriz, Codó e Santa Inês. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas. O hemonúcleo da capital é o único a funcionar também aos sábados, das 7h30 às 12 horas.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

O Maranhão se informa aqui – Setur oferta cursos de qualificação profissional e reúne gestores de turismo do Polo Chapada das Mesas

As unidades da rede estadual de hemonúcleos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, nas cidades de São Luís, Balsas, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Imperatriz, Codó e Santa Inês. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário