Diário Sul Maranhense

SES promove ações pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Cuidados com hipertensos e diabéticos (Foto/Divulgação)

O Maranhão tem uma estimativa de 928,080 hipertensos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, ou seja 21,4% da população geral acima de 18 anos tem a doença. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado dispõe da Policlínica Diamante, como unidade de referência para hipertensão arterial e diabetes, além de uma rede de policlínicas que abarca a capital e os municípios, equipada para realizar o acompanhamento desses pacientes.

A SES desenvolve, ainda, nas regiões de Balsas, Presidente Dutra e Santa Inês, o Projeto Viver Mais, que tem como objetivo qualificar os profissionais da Atenção Primária em Saúde com oficinas de condutas clínicas, para uma melhor assistência aos pacientes hipertensos e diabéticos. O Projeto também constrói uma linha de cuidado, através do rastreamento e estratificação de riscos.

A rede de Policlínicas do Estado é composta por 17 unidades e está distribuída em São Luís – Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, Idoso, Criança, Cohatrac e Coroadinho –, e nas cidades de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz, São Bento, Codó e Caxias.

A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, chamou atenção também para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. “Nós convidamos todos os municípios a realizarem ações de orientação e sensibilização a respeito do tema. Esse dia serve para que possamos fazer um alerta de forma mais ampla para prevenção dessa doença, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares e também uma forma de chamar atenção dos profissionais de saúde para a temática”, disse Claudiana Cordeiro.

O médico clínico e sanitarista da Força Estadual de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, alertou para os cuidados com a hipertensão arterial ou pressão alta. “Na maioria das vezes, a doença não apresenta sinais, e aí que reside o principal problema: isso dificulta o tratamento, já que o paciente demora a procurar o médico. O ideal é que a pessoa verifique sua pressão a cada três meses, se for jovem uma vez ao ano ou a cada seis meses, de meia idade, de três em três, e idosos a cada dois meses. A prevenção passa pelo conhecimento do histórico familiar, evitar o sobrepeso, controlar colesterol, triglicerídeos e glicemia”, explicou.

Combate à hipertensão

Em alusão ao 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a SES realizou, quarta-feira (26), ações de prevenção em saúde, nas Policlínicas de Presidente Dutra e Santa Inês, e na Policlínica do Idoso, em São Luís. Os equipamentos são gerenciados pelo Instituto Acqua. Na programação, atividades preventivas, aferição de pressão arterial e diagnóstico.

O Maranhão se informa aqui – Ponte em São Félix de Balsas sendo preparada para a fase de levantamento das estruturas

A SES desenvolve, ainda, nas regiões de Balsas, Presidente Dutra e Santa Inês, o Projeto Viver Mais, que atua na qualificação de profissionais da Atenção Primária em Saúde com oficinas de condutas clínicas, para melhor assistência aos pacientes hipertensos e diabéticos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Agência de Notícias

Deixe seu comentário