A Unidade Regional da Aged em Balsas, realizou a eutanásia em equino positivo para zoonose mormo na cidade de Sambaíba/MA. A notificação veio do Ministério da Agricultura. O caso que é o terceiro na área da regional de Balsas, sendo um caso de um cavalo em Carolina, depois de um burro em Balsas; é em um grande problema de saúde pública pois é transmissível para outros animais e humanos.
A transmissão da zoonose é feita pelo contato com animais infectados; principalmente em trânsito, em rodeios, vaquejadas, provas de laços e outros que reúnam muitos animais e acabam usando bebedouros e coxe para se alimentar de uso coletivo.
Os principais sintomas: são secreção em forma de catarro purulenta, nódulos no animal, emagrecimento e perca de peso
As medidas profiláticas são obrigatórias em todos os casos da doença assim como a notificação de quaisquer casos autoridades sanitárias tanto para controlar possíveis surdos nos rebanhos quanto para evitar que a doença passa para humanos não existe vacinas disponíveis contra a doença a prevenção envolve a identificação e eutanásia do animal
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.
Vídeo da Matéria produzida e exibida pela TV Difusora Balsas
O Maranhão se informa aqui – Rally da Safra chega a região de Balsas com perspectiva de bons resultados
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada por bactéria, que acomete equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano pelo contato com animais infectados. #OMaranhaoSeInformaAqui