A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA), através da Unidade Regional de Balsas, divulgou o resultado oficial da II etapa (novembro de 2022) da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa que alcançou o índice de 95.02%. O Estado do Maranhão alcançou um índice de cobertura vacinal de 95%.
13 municípios compõem a Unidade Regional de Balsas, sendo 369.775 bovinos envolvidos na II etapa de novembro de 2022 e com um total que foram vacinados e comprovados de 351.348 o que corresponde a 95,02%. A cidade de Riachão da Unidade Regional de Balsas concentra o maior efetivo dentre os municípios, com 145.802 bovídeos existentes e a cidade de Carolina vem em segundo lugar com 140.925 bovídeos e na terceira colocação o município de Balsas com 117.981 bovídeos.
Para o Maranhão obter o status de livre de febre aftosa e sem vacinação, o Estado já cumpriu com 74% das metas do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa que o habilita a fazer o pleito ao Ministério da Agricultura para suspensão da vacina contra febre aftosa no território maranhense, a partir do momento que cumprir, poderá ampliar para zona livre e terá a vacinação suspensa, isso dependerá da comprovação através de auditorias federais. Terminado esse processo o Ministério da Agricultura faz o reconhecimento do livre da aftosa sem vacinação.
Em seguida encaminha-se o pleito de reconhecimento junto a Organização Mundial de Saúde Animal.
“Lembrando que uma das metas que o Maranhão precisa bater neste mês de fevereiro é atingir o índice de 70% das propriedades rurais geolocalizadas no sistema da AGED/MA para solicitar a suspensão da vacina em 2024. Por esse motivo estamos com uma campanha em nossos escritórios espalhados pelo Maranhão convocando o criador para comparecer nesses escritórios para atualizar cadastro e apresentar a geolocalização da propriedade rural, que pode ser feita através do Cadastro Ambiental Rural – CAR, de um ponto de gps, do aplicativo de celular: bússola, dentre outros “. Explica, Eugênio Pires – Chefe da Aged, Regional de Balsas.
O Maranhão se informa aqui – Empossado na Câmara, Márcio Honaiser reafirma compromissos com Balsas e o Maranhão
13 municípios compõem a Regional de Balsas, com 369.775 bovinos envolvidos na II etapa de 2022, um total de vacinados e comprovados de 351.348 o que corresponde a 95,02%. A cidade de Riachão possuiu 145.802 bovídeos, Carolina tem 140.925 e Balsas com 117.981 bovídeos. #OMaranhaoSeInformaAqui