O deputado federal, Marcio Honaiser, usou suas redes sociais para divulgar as mudanças na regulamentação as regras da prova de vida anual automática de aposentados e pensionistas. A partir de agora, os segurados não precisarão ir aos bancos. O recenseamento será feito por meio do cruzamento de dados que constam dos cadastros do próprio governo e de seus parceiros.
De acordo com as novas regras, o INSS receberá esses dados de órgãos parceiros e vai compará-los com as informações que já estão cadastradas em sua base. Neste ano, o instituto deverá fazer a comprovação automática de vida de cerca de 17 milhões de beneficiários.
O deputado que participou da celebração de 100 anos do INSS e do ato da assinatura da medida pelo Ministro Carlos Luppi, comemorou nas redes sociais.
1 – Quem vai passar pela prova de vida automática?
Neste ano, serão 17 milhões de pessoas. Todos os benefícios ativos do INSS de longa duração devem passar pelo procedimento, como aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade.
2 – Que dados o INSS usará para realizar a prova de vida com cruzamento de dados?
Servirão como prova de que o segurado está vivo as seguintes informações:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tenham certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior
- Realização de empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico
- Atendimento presencial em agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras
- Atendimento de perícia médica, por telemedicina ou presencial
- Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada
- Vacinação
O Maranhão se informa aqui – Eleitor já pode regularizar dados do título para as eleições de 2024 no Maranhão
O deputado que participou da celebração de 100 anos do INSS e do ato da assinatura da medida pelo Ministro Carlos Luppi, comemorou nas redes sociais. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações do Extra Online