Nessa sexta (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz confirmou os três primeiros casos de varíola dos macacos (monkeypox) no município, que fica localizado a 630 km de São Luís.
De acordo com o órgão, os pacientes são do sexo masculino, com idades de 21, 29 e 33 anos. Eles estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves.
A Vigilância Epidemiológica, em parceria com a rede de Atenção Básica, está monitorando os casos confirmados da doença. Outros cinco casos suspeitos na cidade estão sob investigação.
Cenário da varíola dos macacos no Maranhão
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão informou que o Maranhão já tem 27 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox). Todos são de sexo masculino.
Ao todo, 18 registros ocorreram em São Luís, mas também há dois casos em São José de Ribamar, três em Santa Inês, dois em Paço do Lumiar, além de um caso em Timon e Pindaré Mirim.
Faixa etária dos casos confirmados:
- 20 a 29 anos – 10 casos
- 30 a 39 anos – 13 casos
- 40 a 49 anos – 4 casos
Além dos casos confirmados, o Maranhão chegou a 53 casos suspeitos de varíola dos macacos em 13 municípios, que estão sendo investigados. Desses, 39 são do sexo masculino e 14 são mulheres.
Veja abaixo a divisão por cidade.
- Balsas – 3 casos
- Imperatriz – 5 casos
- Miranda do Norte – 1 caso
- Paço do Lumiar – 2 casos
- Pio XII – 1 caso
- Porto Franco – 2 casos
- São Luís – 29 casos
- São Luís Gonzaga do Maranhão – 2 casos
- Santo Amaro do Maranhão – 2 casos
- Serrano do Maranhão – 1 caso
- Timbiras – 1 caso
- Vitória do Mearim – 1 caso
- São José de Ribamar – 1 caso
De todos os casos suspeitos, 40 são adultos, oito são adolescentes, quatro são crianças e um é idoso. O Maranhão registrou o primeiro caso de varíola dos macacos no dia 10 de agosto de 2022, em São Luís, e desde então as autoridades monitoram o avanço da doença.
O Maranhão se informa aqui – Lançada campanha nacional de combate ao mosquito da dengue, nesta quinta-feira (20)
A cidade de Balsas já registrou 3 casos de variola do macaco. O Maranhão chegou a 53 casos suspeitos. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: G1/MA