Diário Sul Maranhense

Senado aprova uso de recursos do SUS para custear piso da enfermagem

Enfermeira Lucimara Moura atuando na campanha de vacinação, (foto cedida por Lucimara)

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (4) o projeto de lei que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social (PLP 44/2022). Segundo o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), a medida é uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto atualiza duas leis que autorizaram a transposição de saldos financeiros ociosos dos fundos. Desse modo, as verbas podem ser usadas dentro das áreas de saúde e assistência para finalidades diferentes das originais. O objetivo das leis era disponibilizar recursos adicionais para o combate à Covid-19 nos estados e municípios. A autorização, válida até o final de 2021, fica prorrogada para o final de 2023.

Castro destacou que a aprovação do projeto é a primeira solução apresentada pelo Senado para destravar o piso da enfermagem, que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

O Maranhão se informa aqui – Auxílio Brasil e Auxílio Gás terão parcela paga a partir de 11 de outubro

O relator do projeto  destacou que a aprovação do projeto é a primeira solução apresentada pelo Senado para destravar o piso da enfermagem. #OMaranhaoSeInformaAqui

 

Deixe seu comentário