A Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão – ASFUJEMA e o Instituto Semeando Vidas – ISVI, iniciam em Balsas, sul do Maranhão, ciclo de palestras no dia 30 de junho, sobre drogas na escola, efeitos e consequências, com o tema: “Semeando vidas: da infância para a vida toda, porque droga mata!”
O evento acontecerá no Clube Recreativo de Balsas – CRB, na Praça Elói Coelho, a partir de 08h:40. O projeto de prevenção é um ciclo de palestras a ser executado com atividades complementares em parceria com todo o Sistema Judiciário (Tribunal de Justiça do Maranhão, Promotoria de Justiça do Maranhão, Defensoria Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Federal, Estadual e Civil), Governo do Estado, Prefeituras Municipais e a sociedade civil.
Dessa forma, ‘SEMEANDO VIDAS: DA INFÂNCIA PARA A VIDA TODA, PORQUE DROGA MATA!’ tem como foco oferecer informação ao jovem estudante, nos seus aspectos médicos, sociais, históricos e morais por meio das palestras que serão ministradas pelas autoridades constituídas, instituições e profissionais com trabalhos afins. Entre as ações pretende apontar, de forma conjunta, estratégias e práticas para o enfrentamento e combate as drogas. A principal meta do projeto é garantir o processo de conhecimento, aprendizagem e esclarecimentos acerca das drogas.
Como instituição ligada ao Judiciária, a Asfujema se organiza como articuladora e facilitadora do Projeto Semeando Vidas diante dos instrumentos legais e representantes da Justiça e Segurança Pública nas ações desenvolvidas no Estado e Município pelo Instituto Semeando Vidas – ISVI no sentido de contribuir na formação de uma sociedade mais informada, levando conhecimento como ferramenta para auxiliar crianças, jovens e famílias a terem uma atitude adequada ,acertada e esclarecida com relação às drogas.
O Ciclo de Palestras acontecerá por 03 anos em todo Maranhão dirigido a todos os jovens, estudantes, castrense e universitário, profissionais ligados a educação e à saúde, gestores municipais, líderes comunitários, assistentes sociais, autoridades do Judiciário, executivo e Legislativo, bem como órgãos fiscalizadores, profissionais autônomos, ongs, entidades culturais e classistas, empresários, famílias e a sociedade.
Informação complementar:
As drogas são reconhecidas pela Associação Brasileira de Psiquiatria como um grave problema de saúde pública, e por todos os governos do mundo como uma grave ameaça à humanidade, sendo a família, vítima direta dos seus efeitos. Avançando fronteiras e desconhecendo idade, sexo, classe social e tudo que se opor a elas, estudos e pesquisas defendem que a forma mais eficaz de combatê-las é a informação. Uma das maiores autoridades do assunto no Brasil, o juiz aposentado e ex-secretário nacional sobre drogas, Walter Fanganiello Maierovitch, diz que a única coisa certa sobre as drogas é a necessidade de haver informação, e que a mesma precisa ser de qualidade, e estar desvinculada da moral, do poder econômico e das forças políticas.
CRONOGRAMA
- Balsas – 30 de junho de2022;
- Presidente Dutra – 25 de agosto de 2022;
- Paço do Lumiar – 24 de novembro de 2022.
O Maranhão se informa aqui – TJMA promove Conciliação Itinerante no Fórum de Balsas e stand na Agrobalsas
O evento acontecerá no Clube Recreativo de Balsas – CRB, na Praça Elói Coelho, no dia 30 de maio, a partir de 08h:40, sob o tema: “Semeando vidas: da infância para a vida toda, porque droga mata!” #OMaranhaoSeInformaAqui
*Matéria corrigida em 21/05/2021, ás 10:34hs da manhã
Fonte: ASCOM/ ASFUJEMA