Diário Sul Maranhense

Agrobalsas: Stand da AGED recebe estudantes do ensino fundamental de escolas públicas

Stand da AGED na Agrobalsas - Foto reprodução

A Agrobalsas começou e a cada dia recebe um público diversificado entre produtores rurais, empresários do agronegócio, órgãos estaduais e municipais que oferecem produtos e serviços aos visitantes do evento.

Mas tem um público especial que foi recebido nesta terça (17) e quarta-feira (18) no stand da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) do Maranhão, dentro do Pavilhão Espaço Agro: os estudantes da rede pública do município de Balsas. O pavilhão está sendo comandado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) com a participação das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar (SAF), do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) do Maranhão e demais órgãos.

Nesse espaço, a AGED apresentou às crianças e adolescentes os programas em defesa animal e vegetal abordando, por exemplo, os cuidados quanto ao uso de agrotóxicos e sobre a prevenção à raiva, doença que acomete os mamíferos.

O presidente da AGED, Cauê Aragão, durante a abertura da Agrobalsas, destacou o material produzido pela Agência para entregar às crianças e adolescentes. “De maneira lúdica, as crianças terão a oportunidade de conhecer o que a Agência faz, destacando as nossas atividades e ensinando a elas coisas importantes para prevenção de doenças nos animais e vegetais, como demonstrar o uso correto de agrotóxicos”, explicou.

Para a coordenadora da escola municipal Elizilda Coelho Rocha, Taís Oliveira, trazer as crianças para visitar a feira agropecuária é importante pois tudo que está na Agrobalsas está relacionado à realidade e vivência dos alunos. “Nossa região é muito forte na agricultura e as explicações aqui que os alunos receberam no stand da AGED sobre o uso de agrotóxicos e proteção dos animais é importante, pois muitos deles são filhos, netos de fazendeiros, agricultores e podem levar aos familiares novos conhecimentos”, declarou a coordenadora.

A equipe técnica da AGED segue participando até a próxima sexta-feira (20) da grade de programação com palestras voltadas para a temática da produção pecuária e da produção agrícola. Na terça-feira (17), a fiscal estadual agropecuária da AGED e médica veterinária, Ana Claudia Macedo, apresentou o tema sobre a importância da formalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal. Na sexta, a fiscal estadual agropecuária e engenheira agrônoma Filomena Carvalho, que vai apresentar o panorama sobre os agrotóxicos no Maranhão.

O Maranhão se informa aqui – Sebrae comemora sucesso da Arena de inovação e sustentabilidade no Agrobalsas

Nesse espaço, a AGED apresentou às crianças e adolescentes os programas em defesa animal e vegetal abordando, por exemplo, os cuidados quanto ao uso de agrotóxicos e sobre a prevenção à raiva, doença que acomete os mamíferos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário