Durante a Agrobalsas, o Sistema SAF, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou a entrega de recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para agricultores familiares de Balsas e Riachão. A entrega faz parte de vários serviços oferecidos no stand do Sistema SAF para os agricultores da região. Foram contemplados com a entrega agricultores dos povoados Angelim, Santo Antônio e Jenipapo, do município de Balsas e dos povoados Maravilha e Sítio do Meio, do município de Riachão.
Acesso ao crédito agrícola, contratação do serviço agrícola, adesão aos programas de regularização ambiental, certificação do ativo ambiental e segurança jurídica são alguns dos benefícios do CAR para os agricultores familiares.
A agricultora familiar Eva Lima, da comunidade Santo Antônio, do município de Balsas, destacou a importância do documento para o desenvolvimento de sua área produtiva.
“Esse recibo para mim é muito importante porque agora posso pegar empréstimo no banco e continuar investindo na minha área produtiva. Só tenho a agradecer”, declarou.
Desde dezembro de 2019, o Governo deu início ao CAR em todo o Maranhão, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos de R$ 40 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiado pelo Fundo Amazônia. Serão realizados 182.500 cadastros nos 217 municípios. O programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).
O secretário da SAF, Diego Rolim, enfatizou que o CAR é um documento de extrema importância para o homem e mulher do campo como também para o meio ambiente.
“A realização do CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, além de ser uma ferramenta que garante aos homens e mulheres do campo segurança jurídica e a possibilidade de produzir, comercializar, gerar emprego e renda”, disse o secretário.
CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito, assim como das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
O Maranhão se informa aqui – Programa Mais Cirurgia leva cirurgias de catarata e pterígio em Balsas
Foram contemplados com a entrega agricultores dos povoados Angelim, Santo Antônio e Jenipapo, do município de Balsas e dos povoados Maravilha e Sítio do Meio, do município de Riachão. #OMaranhaoSeInformaAqui