Diário Sul Maranhense

Conflito de terras no Gado Bravinho, município de Balsas é discutido na SSP/MA

Coronel Carlos Leite em reunião para tratar do Gado Bravinho (Foto reprodução)

Órgãos do governo realizaram mais uma audiência para buscar soluções para situação de disputas agrárias no Projeto de Assentamento Gado Bravinho, município de Balsas/MA.

Esta foi a segunda audiência e aconteceu na Secretaria de Estado de Segurança Pública com a participação da Comissão Pastoral da Terra – CPT, Incra, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Balsas, Direitos Humanos, Agerp, PM/MA e Secretária de Estado de Segurança Pública. Na reunião foi definido a responsabilidade de cada órgão na solução do conflito

A presidente Agerp, Lorena Santana, destacou a mobilização do Estado para solucionar o conflito, garantir a integridade da população e o desenvolvimento da Agricultura Familiar no projeto de assentamento.

Manuel Carvalho, representante da Agerp Cerrado Sul, disse que essa é mais uma tratativa da situação de violência que acontece no sul do Maranhão. “Estamos na Secretaria de Segurança Pública com os responsáveis por esta este órgão importante, acreditando que as providências serão tomadas, tanto pelo pessoal da segurança pública, como também pelo INCRA, para que as famílias residentes no Gado Bravinho, possam viver e produzir de forma sossegada.

Urubatan Pinheiro, advogado da CPT, disse que a reunião é o desdobramento de toda luta do pessoal do assentamento Gado Bravinho que conta com apoio de todas as entidades nesse momento em que a comunidade se sente vulnerável em razão dos atos de violências que ocorreram lá. “A expectativa das famílias é que a partir dessa reunião com Secretaria de Segurança Pública se possa ter atos concretos que possibilite que as famílias vivam com segurança lá no assentamento”, destacou.

A Polícia Militar, vem sendo realizando um papel importante na região e segundo o coronel Sílvio Carlos Leite, Secretário de Estado de Segurança Pública, a gravidade dos fatos ocorridos como a tentativa de homicídio e tortura por parte de três ou quatro pessoas é grave e terá uma resposta a altura. “Polícia Civil está orientada a individualizar a autoria dos atos de violência, para que sejam responsabilizadas as pessoas os autores dos crimes, que levou pânico a comunidade. A Secretaria de Segurança Pública fará de tudo para achar e punir os culpados, estamos mobilizando a polícia militar e polícia civil; vamos reforçar o policiamento ostensivo aumentar visibilidade aumentar as abordagens no povoado e através de inquérito policial indiciar os criminosos”, finalizou.

O Maranhão se informa aqui – Conflito de terras no assentamento Gado Bravinho é tratado em reunião no Incra

Segundo o secretário de Segurança Pública, Coronel Leite, forças de segurança estão sendo mobilizadas com reforço do policiamento ostensivo, aumento da visibilidade aumento de abordagens e através de inquérito policial indiciar os criminosos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário