Um dos estandes mais tecnológicos que se instalarão no AGROBALSAS é o da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas –TO), o mais novo Centro Nacional de Pesquisa da estatal federal. Em destaque, o Realidade Virtual Piscicultura, simulação 3D em 360° visualizada através de óculos de realidade virtual para melhor experiência, que permite ao usuário experimentar como seria estar dentro de um tanque de cultivo de tambaquis, abaixo da linha d’água e verificar as variações que ocorrem na quantidade de oxigênio dissolvido e comportamento dos peixes nos diferentes horários do dia e como isso pode ser modificado pela presença de aeradores.
A ASCOM/AGROBALSAS procurou alguns pesquisadores e analistas desta unidade para falar sobre as tecnologias que serão apresentadas durante a feira maranhense.
Conforme a analista Andrea Muñoz, a piscicultura maranhense apresenta uma das maiores taxas de crescimento anual entre os estados e já responde por cerca de 11% da produção nacional em 2020, de acordo com o IBGE e a tendência é continuar a crescer. A principal espécie cultivada é o tambaqui que, juntamente com demais peixes redondos e nativos tambacu, tambatinga, pacu e patinga, totalizam 75% da produção estadual. A piscicultura é praticada majoritariamente em viveiros escavados e está presente em aproximadamente 20.000 estabelecimentos agropecuários no estado, sendo que os principais municípios produtores são Igarapé do Meio, Bacabal e Timon. Diversos elos da cadeia produtiva estão distribuídos no território estadual como fábrica de ração em Bacabal, laboratórios de alevinagem em Santa Rita, frigorífico com SIF em Estreito, outro com SIE em São Luis. Os produtores rurais contam com assistência técnica e extensão rural do estado e apoio de pesquisa e tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, com um curso de Engenharia de Pesca, Universidade Estadual do Maranhão e o Instituto Federal, além da rede logística com destaque para o porto de Itaqui, rodovias e ferrovias. Em 2020 o Maranhão produziu 30.000 toneladas de peixe
Sobre qual trabalho a unidade já faz ou pretende fazer neste estado, o analista, Claudio Barbosa disse que Já houve iniciativa de ação conjunta com a Embrapa Cocais em projetos relacionados à sistemas agrícolas integrados que fomentou a elaboração de alguns portfólios de projetos atuais da Embrapa, além de intercâmbios e colaboração em projetos de implementação de ILPF na agropecuária maranhense. Na área de transferência de tecnologias e capacitação de agentes multiplicadores, a nossa unidade pretende expandir as ações do Programa ABC Corte para o Maranhão, com a colaboração de colegas da Embrapa Cocais e outras instituições públicas e privadas, a exemplo do que tem sido feito no Tocantins, Mato Grosso e Pará, colaborando então com o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne bovina de modo intensivo a pasto, neste Estado. Já na área de aquicultura temos a plataforma SITE Aquicultura, o CIAQUI (Centro de Inteligência de Aquicultura) e o curso EAD sobre produção de Tambaqui, disponíveisa toda a população maranhense.
O estado tem muita tradição na pesca, principalmente de subsistência, mas a Embrapa não disponibiliza trabalhos específicos nesta área; tem somente para os estados do Pará e Tocantins.
A Embrapa Pesca e Aquicultura vai apresentar no Agrobalsas. Roberto Manolio Valladão Flores – Chefe de Transferência de Tecnologia, explicou: com relação às tecnologias disponíveis (ativos tecnológicos da nossa unidade) a serem divulgadas a fim de implementarmos no Maranhão, na área agrícola, citam-se as práticas agropecuárias do Consórcio Certo, que trata de uma tecnologia de consórcio de milho ou sorgo, de segunda safra (Safrinha), com capim (Gêneros Urochloa, Brachiaria, Megathyrsus ou Panicum) e da Sobressemeadura de capins na soja. Já na parte aquícola, iremos levar o Realidade* Virtual Piscicultura.
A expectativa da participação da nossa Unidade na Agrobalsas é prospectar parceiros na região, ampliar as ações de transferência de tecnologia dos projetos em que estamos atuando, além de discutir o tema da aquicultura institucionalmente.
Serviço
A 18ª edição do AGROBALSAS acontecerá entre os dias, 16 e 20 de maio de 2022, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas (MA). Desde sua primeira edição, o evento é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas-MA.
O Maranhão se informa aqui – Agrobalsas: com foco no Agro e Turismo, Sebrae planeja ações de inovação e promoção da conectividade
A Embrapa Pesca e Aquicultura vai apresentar no Agrobalsas, às tecnologias na área agrícola; práticas agropecuárias do Consórcio Certo, que trata de uma tecnologia de consórcio de milho ou sorgo e na área aquícola, teremos a Realidade Virtual Piscicultura. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Ascom/AGROBALSAS