Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA), realiza ações de fiscalizações nas revendas de vacina para assegurar a qualidade da imunização nessa etapa da campanha.
Nesta terça-feira, 30 de novembro se encerra o prazo para a II etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2021 que teve início dia 01 de novembro. Nesta etapa, foram vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. E a comprovação deverá ser feita até o dia 15 de dezembro.
Conforme Eugênio Pires – chefe do Escritório Regional da Aged em Balsas, a meta é vacinar 100% do rebanho. “O criador que não possui animais nessa faixa etária, deve comparecer na AGED para atualização do rebanho e o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal ficando impedido de comercializar e/ou circular com animais, além de estar sujeito as penalidades previstas na lei”.
Aged ainda alerta aos criadores que devem vacinar contra a brucelose as fêmeas de 3 a 8 meses e para quem possui propriedades arrendadas, os proprietários devem cobrar dos arrendatários para fazer a vacinação e a comprovação. Procurar o escritório da Aged em que a propriedade esteja cadastrada, pois caso não seja feito a propriedade fica inadimplente, estará impedida de obter empréstimos e/ou financiamentos de instituições públicas, movimentação de rebanho, retirar GTA e pode ser autuado e responder a processo administrativo e ser multado.
Objetivo da Aged é passar o Maranhão para o status de estado livre da febre aftosa e sem vacinação.
O Maranhão se informa aqui – Termina o Vazio Sanitário Vegetal do Algodoeiro no sul do Estado do Maranhão
Aged alerta que a propriedade inadimplente, estará impedida de obter empréstimos e/ou financiamentos, movimentação de rebanho, retirar GTA e pode ser autuado e responder a processo administrativo e ser multado. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Matéria da TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA