Diário Sul Maranhense

Segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa começa em 1º de novembro

Vacinação contra a febre aftosa no sul do Maranhão (Foto de arquivo)

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 terá início na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro. Nesta etapa, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.

Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA), já iniciou as ações de fiscalizações nas revendas de vacina para assegurar a qualidade da imunização nessa etapa da campanha.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Aged informa que nesse período, que os criadores devem também vacinar todos os animais que não foram vacinados na primeira etapa da campanha 2021 por falta de vacina no mercado.

Os criadores que assinaram o Termo de Compromisso para vacinarem seus animais e se regularizarem juntos a Aged, devem fazê-lo até o dia 30 de novembro de 2021, sem aplicação das sanções legais (multa)

A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. Em caso de dúvidas, a orientação é que o criador procure o escritório da Aged em que sua propriedade está cadastrada.

13 municípios compõem a Unidade Regional de Balsas e juntos possuem um rebanho com cerca de 270.000 bovinos em idade de serem vacinados, o que corresponde a 35% do rebanho.

Febre Aftosa

A doença afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos e traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários. A febre aftosa exige esforços constantes dos produtores rurais e das autoridades sanitárias para evitar a sua reintrodução no país.

O Maranhão se informa aqui – Governo inaugura Praça da Família no aniversário de 68 anos de Sambaíba

Os criadores que assinaram o Termo de Compromisso para vacinarem seus animais e se regularizarem juntos a Aged, devem fazê-lo até o dia 30 de novembro de 2021, sem aplicação das sanções legais (multa) #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário