O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizou, na quinta-feira (14), no auditório da UEMA, no município de Balsas, a audiência pública para a escolha dos cursos técnicos, que entrarão na grade curricular da Unidade Plena do IEMA de Balsas, em 2022.
Os cursos estão inseridos nos eixos Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Computação Gráfica), Ambiente e Saúde (Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia), Recursos Naturais (Agronegócio, Agropecuária e Agroecologia) e Gestão e Negócios (Administração, Logística e Comércio).
O evento contou com a participação maciça de estudantes da rede municipal, que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e foram conhecer a metodologia e os Cursos Técnicos Profissionalizantes Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral a serem ofertados na Unidade Plena do IEMA de Balsas.
As próximas audiências serão em Colinas, neste sábado (16). Na próxima semana serão contemplados os municípios de Chapadinha, Coelho Neto, Tutóia e o Tamancão (São Luís). Em novembro, será a vez de Santa Helena e Carutapera.
Participaram da mesa de abertura da audiência o reitor do IEMA, Alex Oliveira; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; o vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique Borgneth; o professor e assistente de Centro da UEMA, Olívio Crispim; a diretora de Ensino e Pesquisa do IEMA, Monica Piccolo; e a coordenadora do Modelo Pedagógico do IEMA, Nácia Noleto além de outras autoridades.
Para o reitor do IEMA, Alex Oliveira, as audiências precedem um novo ciclo de expansão do IEMA para 2022. “Representam uma oportunidade de diálogo com a comunidade escolar e com a sociedade de cada uma das cidades, para que possam apresentar demandas, expectativas em relação aos cursos e aprofundar a ligação entre a oferta destes e as possibilidades de desenvolvimento sociorregional dos municípios”.
A diretora de Ensino e Pesquisa do IEMA, Monica Piccolo, falou sobre a receptividade dos estudantes ao convite para assistir à audiência. “Em um auditório repleto de jovens da cidade de Balsas, o projeto do IEMA foi apresentado como possibilidade de ingresso no ensino técnico, que poderá garantir acesso ao mercado de trabalho, ou a universidade ou, ainda, ao caminho do empreendedorismo. Trajetórias que serão definidas de acordo com o Projeto de Vida de cada um deles. Ao final da audiência pública para definir os cursos técnicos de 2022, saímos todos com a certeza do impacto que o projeto educacional do IEMA terá sobre a cidade de Balsas”, ressaltou.
Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA
Os cursos ofertados serão: Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Computação Gráfica, Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia; Agronegócio, Agropecuária e Agroecologia ; Administração, Logística e Comércio). #OMaranhaoSeInformaAqui