Diário Sul Maranhense

Câmara de Vereadores de Balsas estreou tradução simultânea das Sessões em LIBRAS

Presidente Moisés Coelho, Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, transmissão com interprete de LIBRAS (Foto reprodução)

Com o objetivo de promover uma maior inclusão para pessoas surdas, que acompanham os trabalhos legislativos, a Câmara Municipal de Balsas iniciou na última segunda-feira (21), a tradução na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Durante as transmissões aparece no canto da tela a interprete que traduz para Libras tudo que é dito no plenário, garantindo que o surdo acompanhe as discussões, as propostas, debates e outras nas sessões legislativas transmitidas através da TV e das redes sociais.

A iniciativa foi uma indicação do vereador Coronel Medeiros (PSL), inovação que teve apoio presidente, vereador Coelho (PDT) e aprovado por unanimidade. “A tradução simultânea é um importante passo visando defender uma maior aproximação do Legislativo Municipal com a população em um todo e em especial com as pessoas surdas que possam acompanhar as atividades dos vereadores, que possam entender as propostas para o município onde vivem e a transparência dos atos da Casa”, ressaltou o presidente, vereador Moisés Coelho.

Inicialmente, foi contratada uma intérprete de Libras, Alissandra da Silva Souza, que trabalha com interprete de libras a um pouco mais de 4 anos, com experiência no contexto escolar e em programa evangélica na TV.

Alissandra Silva – interprete de libras

“Agradeço a oportunidade de ser a primeira interprete de Libras na Câmara de Vereadores, um ato de inclusão aplausível, pois existe um grande número de pessoas surdas que precisam ter acesso a comunicação. Gostaria de chamar atenção a sociedade para incluir essa acessibilidade, esse olhar diferenciado para a pessoa surda, nos eventos particulares ou públicos”, disse Alissandra.

As sessões ocorrem as segundas-feiras, ás 16 horas e são transmitidas ao vivo através das redes sociais: Facebbok: (www.cmbalsas.ma.gov.br/), Instagram: @cmbalsas (www.instagram.com/cmbalsas/) e reproduzidas nas TVs locais

A Língua Brasileira de Sinais – Libras é regulamenta pela Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002 – É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

APRENDA LIBRAS

O Maranhão se informa aqui – Audiência pública discute mal cheiro provocado por Estação de Tratamento de Esgotos em Balsas

Durante as transmissões aparece no canto da tela, a interprete que traduz para Libras tudo que é dito no plenário permitindo a pessoa surda acompanhar as sessões transmitidas através da TV e das redes sociais. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário