governador do Maranhão, Flávio Dino, concedeu na manhã desta sexta-feira (7), uma coletiva para tratar sobre o cenário da pandemia no Estado. Na ocasião, algumas medidas foram flexibilizadas como a liberação de eventos e música ao vivo em bares e restaurantes.
A partir da próxima segunda-feira (10) estão liberados eventos no estado com capacidade de até 50 pessoas, e a partir do dia 17 de maio estarão liberados eventos com até 100 pessoas.
Outra flexibilização adotada é a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes a partir do dia 15 de maio.
As demais medidas foram prorrogadas por mais duas semanas, até 24 de maio. Com isso, comércio e indústria continuam funcionando entre 9h e 21h; bares e restaurantes até 23h; supermercados das 6h à 0h; e capacidade de 50% nos supermercados, academias, salões, bares, restaurantes e igrejas.
CASOS ATIVOS
Sobre os casos ativos da Covid-19, Flávio Dino revelou que os números continuam altos. Sobre o número de óbitos, o Maranhão junto com outros 12 estados mais o Distrito Federal apresenta queda no número de mortes.
Sobre a ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 nas redes estadual e privada, o Maranhão apresentou uma queda nos últimos dias, mas a taxa ainda é preocupante.
VACINAS
O governador destacou que o Maranhão já recebeu 2,01 milhões de doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo 1,77 milhão distribuídas aos municípios e 1,342 milhão de doses aplicadas. Lembrando que novas doses serão enviadas aos municípios que aplicarem 80% das doses recebidas.
Até esta quinta-feira (6), 159 municípios maranhenses aplicaram acima de 80% das doses recebidas.
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O Maranhão é um dos estados que mais vacinou profissionais da educação. Mais de 60 mil profissionais já tomaram a 1ª dose no Estado.
Sobre a retomada das aulas presenciais, caberá aos estados, municípios e instituições privadas decidirem sobre o retorno.
NOVO PÚBLICO-ALVO
Um novo público-alvo está recebendo a vacinação contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização. Entre o público-alvo estão pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos; gestante com comorbidades e puérperas; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, de 55 a 59 anos; pacientes renais crônicos e pessoas com comorbidades, de 50 a 59 anos.
O Maranhão se informa aqui – Decreto de combate à covid 19 é prorrogado em Balsas e URS divulga dados da regional
A partir de segunda-feira (10) estão liberados eventos no estado com capacidade de até 50 pessoas, e a partir do dia 17 de maio estarão liberados eventos com até 100 pessoas. #OMaranhaoSeInformaAqui