Diário Sul Maranhense

Incêndio devasta nascentes do Rio Balsas e lavouras na região da Batavo

Palhada de lavouras na região do Alto Gerais de Balsas - Foto - reprodução

Segundo informações do 4º Batalhão de Bombeiros Militar – 4º BBM em Balsas/MA, agricultores da região da Batavo denunciaram um incêndio de grandes proporções registrado na região das nascentes do Rio Balsas e já atingiu lavouras no polo agrícola da Batavo no Alto Gerais de Balsas. 

De acordo com relatos de um agricultor da região, o fogo provavelmente deve ter começado há mais de uma semana na margem direita do Rio Balsas, onde queimou a mata ciliar e vegetação das nascentes e todos os afluentes, pulou o Rio e veio em direção às áreas da Batavo fazendo grandes nas palhadas nas áreas de lavouras e a vegetação do cerrado 

Conforme informações do Major Willys Pablo, comandante do 4º BBM, uma equipe do do batalhão foi deslocada por volta das 5h da manhã desta terça-feira (07) para da apoio ao produtores dessa região. “A equipe fará o combate direto ao incêndio e fará o levantamento para repassar a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, órgão responsável pela fiscalização da área”. 

De acordo com o CBMMA, o Maranhão ocupa a quinta posição no ranking nacional em número de queimadas e o fator preocupante é o cenário de baixa umidade do ar e estiagem na região sul do estado que tem as cidades de Balsas, Alto Parnaíba, Carolina e Riachão entre as áreas mais afetadas com as altas temperaturas e umidade relativa do ar vem oscilando entre 12% e 20% no Maranhão. 

O Maranhão se informa aqui – Enem 2020: inscrições para certificadores começam na quarta-feira, dia 09

O fogo está a mais de uma semana queimando as matas ciliares das nascentes e afluentes do Rio Balsas, a vegetação do cerrado e palhada das lavouras no Alto Gerais de Balsas. Uma equipe de bombeiros trabalha no local. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário