Em entrevista exclusiva ao Diário Sul Maranhense, Dr. Fagno Vieira, titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), destacou os ganhos para o processo de investigação e elucidação de crimes com a nomeação de um médico para o pólo de Balsas.
A seleção para contratação de profissionais (médicos legistas e auxiliares) para atuar no Instituto Médico Legal – IML, também (peritos e auxiliares) para atuar Instituto de Criminalística – ICRIM, foi realizada em 2019, sendo que assinatura da nomeação do médico que não teve o nome divulgado, mas já trabalha em Balsas, aconteceu no último dia 07 de julho.
Confira a entrevista na íntegra em áudio
Bandeira defendida pelo Dr. Fagno Vieira, titular da 11ª Delegacia Regional
Depois de muitos pedidos, cobranças públicas e até de ação judicial, a Polícia Civil de Balsas, pela primeira vez, contará com um médico legista. Essa nomeação é o gérmen da tão sonhada implantação do Instituto Médico Legal na cidade, que representará um enorme avanço na qualidade e eficácia das investigações criminais. Agora a batalha é para oferecer condições de trabalho ao médico legista e seu auxiliar, o que, tenho certeza, vamos conseguir com esforço conjunto e união.
Atuação da Secretaria de Estado de Segurança Pública
É hora de reconhecer os esforços da Secretaria de Segurança Pública, cujo Secretário jamais se melindrou com as constantes cobranças feitas por nós e o apoio decisivo do Ministério Público Estadual e do superintendente de Polícia Técnica Científica que incluiu o pólo de Balsas, mesmo não havendo previsão legal na lei de organização da Polícia Civil da existência desse núcleo.
Ganhos com a nomeação
Às perícia na cidade eram feitas por médicos que tinham boa vontade, mas não o conhecimento específico de um perito e os laudos acabavam por vezes inconclusivos e não ajudavam da maneira que esperávamos. A seleção de profissionais para trabalhar nesse núcleo é uma forma de pressionar para sua implantação. A nomeação de um médico legista, um profissional com treinamento específico na medicina legal, vai representar muito para a investigação, melhorando a qualidade das perícias, dos exames de corpo de delito.
Como e onde será atuação do médico legista?
Estou de férias no momento, mas ao retornar vamos buscar uma parceria com as autoridades municipais para que tenhamos um espaço (sala) no Hospital em que o médico já tua para realizar as perícias. Vamos continuar batalhando para termos o nosso IML e ICRIM. Balsas já tem uma demanda muito grande de investigação criminal. E, a sociedade vai ganhar bastante com isso, pois os laudos serão produzidos mais qualidade para ajudar na elucidação de crimes.
O Maranhão se informa aqui – Câmara pede cumprimento de decisão judicial de implantar ICRIM e IML em Balsas
Essa nomeação é o gérmen da tão sonhada implantação do IML e ICRIM na cidade, que representará um enorme avanço na qualidade e eficácia das investigações criminais. #OMaranhaoSeInformaAqui