Diário Sul Maranhense

Hospital Regional de Balsas capacita servidores para obter selo Iniciativa Hospital Amigo da criança

Hospital Regional de Balsas (Foto: Reprodução)

No período de 3 a 5 de março, profissionais do Hospital Regional de Balsas, região Sul do Maranhão, participam de treinamento técnico com objetivo de obter o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) conferido pelo Ministério da Saúde às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O treinamento é direcionado para os profissionais que integram a equipe médica, equipe de enfermagem e equipe multiprofissional que atuam na maternidade do Hospital Regional de Balsas. “A capacitação teve início nesta terça-feira e prossegue até quinta, com carga horária de 20h. O objetivo é capacitar 80% da equipe, em torno de 40 profissionais nesta primeira etapa e que atuam no setor da maternidade do hospital. Os demais treinamentos serão realizados pelos profissionais que estão sendo treinados para serem multiplicadores do curso”, explicou Madaisa de Sousa, coordenadora de enfermagem do Hospital Regional de Balsas.

A capacitação é oferecida em Balsas pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde e que integram a enfermeira Mayra de Oliveira Barroso Brasil, técnica do Departamento de Saúde da Criança e Adolescente, responsável pela IHAC, a nutricionista Leudmar Carvalho Soares Filho, coordenadora de nutrição da Atenção Primária da SES, e a enfermeira Carmina Ferreira Almeida, técnica do Departamento de Saúde da Mulher da SES.

O conteúdo programático inclui informações gerais sobre o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, boas práticas de assistência ao parto, habilidades de comunicação, promoção do aleitamento materno na gestação, etapas de ordenha e conservação do leite materno, práticas que auxiliam o aleitamento materno, problemas com lactação, entre outros assuntos.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi instituída pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Para receber a certificação, a maternidade deve respeitar critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Os Hospitais Amigos da Criança recebem uma placa de habilitação, que normalmente é fixada na entrada da maternidade. Trienalmente é feita uma avaliação global para saber se os dez passos são cumpridos.

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Unicef certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os dez passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Atualmente, são 324 hospitais certificados em todo o país.

O Maranhão se informa aqui

Atleta maranhense de Balsas é uma das apostas da nova geração do vôlei brasileiro

 Em três dias de capacitação, Profissionais da unidade vão participar de treinamento com foco nas boas práticas de aleitamento materno #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Instituto Acqua

Deixe seu comentário