Diário Sul Maranhense

Mutirão de cirurgia de catarata e pterígio é realizado em Balsas

Mutirão de cirurgias de cataratas no Hospital Balsas Urgente - Foto: Emanuel Lemos

Na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro iniciou um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio no Hospital Balsas Urgente – HBU. Este é o segundo mutirão realizado em 2019, fruto de um convênio da Prefeitura Municipal de Balsas com o Fundo Nacional de Saúde – FNS.

O mutirão que continua no sábado (14) tem a previsão de realizar 260 cirurgias em pacientes de toda regional de saúde que engloba 14 municípios no sul do Maranhão.

De acordo com Marielza Gomes, diretora do HBU, para participar do mutirão os interessados devem procurar inicialmente o posto de saúde do bairro ou cidade, onde passará por consulta com o clínico geral. Depois, havendo a necessidade, o paciente será encaminhado para a Unidade Regional de Saúde, e posteriormente para o mutirão de cirurgias.

Cerca de 30 profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos participam do mutirão.

O prefeito de Balsas, Dr. Erik Augusto ressaltou o esforço que a gestão fez para assinar o convênio para realizar as cirurgias que atendem não só os moradores de Balsas, mas de todo a região. “Sabemos o tamanho da dificuldade para se conseguir uma cirurgia na vista pelo SUS. E, a catarata é maior causa de cegueira reversível. Então estamos devolvendo a visão para muitas pessoas que não tinham condições de fazer essa cirurgia”.

A catarata é uma doença que causa perda parcial ou total da visão, podendo deixar a vista turva ou embaçada, além de diminuir a visão noturna e causar hipersensibilidade à luz. Com a realização da cirurgia, esses pacientes irão recuperar a qualidade de vida, podendo retomar os afazeres do dia a dia, que foram prejudicados pela doença.

O Maranhão se informa aqui

Prefeitura de Balsas distribui 3.5 mil cestas básicas de natal para famílias carentes

Cerca de 260 pessoas serão operadas nos dois dias (sexta-feira e sábado) do mutirão da catarata #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário