Terminou nesta terça-feira (05) a visita técnica das diretorias do Sebrae Tocantins e Maranhão com objetivo de viabilizar a integração das rotas turísticas Chapada das Mesas e Jalapão.
Composta por representantes do Sebrae e do governo dos dois estados, prefeitos e empresários dos municípios que compõem essa rota, a missão técnica saiu de Balsas (MA) com destino a São Félix do Tocantins no sábado (02).
A visita seguiu para Mateiros no domingo (03) e Ponte Alta do Tocantins na segunda-feira (04). Na oportunidade, foram visitados atrativos turísticos como fervedouros e cachoeiras, além de estabelecimentos que compõem os pequenos negócios da região.
Em São Félix, a diretoria executiva do Sebrae MA foi recebida pelo superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, acompanhado da diretora técnica, Eliana Castro, e diretor administrativo financeiro, Jarbas Meurer. Os visitantes também foram recepcionados pelas autoridades locais, empresários da governança do trade dos dois estados, além da relatora setorial no turismo para o orçamento do Brasil, senadora Kátia Abreu (PDT).
A diretora técnica do Sebrae no Tocantins, Eliana Castro, afirmou que a essa iniciativa permite que técnicos e diretores vivenciem as etapas do processo de roteirização. “A iniciativa proporcionará o conhecimento necessário para acompanhar, estruturar e avaliar a construção de novos produtos turísticos com o foco no desenvolvimento dos pequenos negócios que fazem parte das novas rotas”, destacou.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, “as rotas integradas contribuem com a consolidação de um novo roteiro turístico, além de ampliar, diversificar e qualificar os já existentes, propiciando a inserção destes nos mercados nacional e internacional”.
Ele também acrescentou que a iniciativa estimula a demanda natural de visitantes, atrai novos turistas e alavanca a economia em ambas as regiões.
Jalapão
De acordo com a Agência Estadual de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), um dos principais destinos do estado, o Parque Estadual do Jalapão, apresentou um crescimento de 59% no número de visitantes, recebendo mais de 23,1 mil pessoas em 2018.
Além disso, o órgão estadual apontou que quase a totalidade dos turistas que foram conhecer os encantos do Jalapão (99%) são brasileiros. Destes, quase metade são paulistas ou cariocas.
Chapada das Mesas
O Polo Turístico da Chapada das Mesas é composto por dez municípios, estendido territorialmente em grande parte pelo cerrado maranhense, e recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de julho a outubro, e os operadores de turismo que atuam na região oferecem passeios e roteiros com as belezas naturais, opções de lazer, aventura e descontração com a maior variedade de produtos e serviços.
Turismo
De acordo com dados do estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), no Brasil, o Turismo injetou US$ 163 bilhões em 2017, valor equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano. O valor absoluto foi 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões. Em 2018, o setor representou 8,1% do PIB nacional. São quase sete milhões de empregos gerados pelo Turismo no Brasil e a expectativa é que, ao final do ano de 2019, o número de empregos ultrapasse oito milhões.
O Maranhão se informa aqui
Revitalização das nascentes do Riacho Tucano é fiscalizada pela Secretaria do Meio Ambiente
Sebrae, prefeitos e empresários dos municípios que compõem essa rota, participaram da missão técnica que saiu de Balsas (MA) com destino a São Félix do Tocantins no sábado (02). #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: AF Notícias