Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve ficar atento. Nesta segunda-feira (16), começam a valer as alterações descritas na resolução 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Entre as principais alterações estão o fim da obrigatoriedade do simulador de direção e a redução em 20% da carga horária mínima para a categoria mais comum, a B (carro), que permite conduzir veículos de até oito lugares.
Outra mudança importante, é a diminuição de 80% na carga horária das aulas noturnas, que passam de cinco horas para apenas uma.
Agora, os alunos poderão escolher se querem ou não utilizar os simuladores durante as aulas. A nova regra estabelece que, caso o aluno opte pelo uso do equipamento, ele precisará realizar aulas de, no máximo, 50 minutos antes das aulas práticas no veículo.
As alterações foram anunciadas em junho. À época, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu que as mudanças barateariam o custo da habilitação em até 15%. As autoescolas, por sua vez, criticaram a medida.
O Maranhão se informa aqui
Em Balsas: PRF prende motorista que tinha contra si mandado de prisão
Com as novas regras o preço da CNH terá uma redução significativa #OMaranhaoSeInformaAqui