A cidade de Balsas/MA, comemora nesta quarta-feira, 12 de junho, a 66ª Festa do Vaqueiro balsense que milhares de pessoas no Parque de Exposição do município. A tradicional festa começou com uma missa realizadana praça da Igreja Matriz e em seguida os vaqueiros ganham as ruas da cidade em cavalgada em direção ao parque de exposição.
O dia do vaqueiro Nordestino é oficialmente o terceiro domingo de Julho, porém em Balsas o vaqueiro tem seu dia especial 12 de junho, fazendo parte do festejo de Santo Antônio, o padroeiro do município.
Na programação teve atrações artísticas: Dj Padox, Comitiva do Forró, Areio de Ouro e Léo Magalhães, que animaram uma grande multidão de pessoas que lotaram as dependências do parque de exposição.
A área de lazer do parque foi tomada por comitivas que, tradicionalmente, se organizam em grupos com os mais diversos estilos musicais, churrasco, bebida e muita gente bonita. E, a grande novidade em 2019 que foi a comitiva do povo, organizado pela Prefeitura Municipal de Balsas.
Moises Coelho, presidente da Câmara Municipal de Vereadores disse que prestigiar a festa do vaqueiro, é um dever de toda autoridade de Balsas, pois essa é a figura mais importante dos primeiros anos da história da cidade.
O deputado estadual licenciado e atual secretário do Desenvolvimento Social, Marcio Honaiser, ressaltou a tradição da festa que faz parte do festejo de Santo Antônio. “Os vaqueiros foram os desbravadores desse sertão, pioneiros. A história de Balsas, se deve ao trabalho dos vaqueiros e a criação de gado. Estou feliz em prestigiar essa grande festa que o prefeito Dr. Erik tem inovado ano após ano. Temos a tradição das comitivas privadas, mas agora temos a comitiva do povo para abrigar toda a população que aproveitou e curtiu grandes shows com artistas locais e de renome nacional”.
Dr. Erik Augusto, prefeito de Balsas destacou a segurança no local, o trabalho da PM, da Guarda Municipal e seguranças privados para garantir tranquilidade, aos vaqueiros e população em geram que gosta da festa do vaqueiro.
“A festa é tradição porque ela preserva nossa cultura, nossas raízes, estamos homenageando o vaqueiro. Uma justa homenagem. A prova disso é que anos após ano aumenta a quantidade de pessoas que participa. E, a prefeitura dando o apoio para que todos tenham conforto e possa se divertir. Estamos fazendo nossa parte na saúde, na educação, na infraestrutura, na ação social, e valorizar o lazer, a cultura, a diversão é trazer alegria para o povo. Para 2020 teremos muitas novidades, atrações nacionais e ver o que dá para melhorar na infraestrutura”, ressaltou o prefeito.
Na festa também foi realizada a tradicional corrida de prado com cerca de 90 animais competindo em 8 categorias. O resultado final e a premiação serão divulgados e entregues pela prefeitura nos próximos dias.
O Maranhão se informa aqui
Programa visa efetivar coleta seletiva e beneficiar catadores do lixão de Balsas
Parque de Exposição é preparado para a 66ª festa do Vaqueiro em Balsas
12 de Junho é feriado municipal em homenagem ao dia do vaqueiro balsense. #OMaranhaoSeInformaAqui