Diário Sul Maranhense

Missa em memória ao ex-prefeito Dr. José Bernardino é celebrada em Balsas

Prefeito, Dr. Erik Augusto e familiares na celebração da missa em memória ao Dr. Bernardino - foto Emanuel Lemos

Uma missa em memória aos 35 anos do falecimento do ex-prefeito de Balsas, Dr. José Bernardino Pereira foi celebrada nesta quinta-feira (18), na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Balsas/MA.

A Missa contou com a presença do atual prefeito de Balsas, Dr. Erik Augusto Costa e Silva, filho do Dr. José Bernardino, a viúva, senhora Aparecida, familiares e amigos que prestigiaram a homenagem.

A professora Marlene Garcêz (a Tia Marlene) apresentou uma breve biografia do Dr. Bernardino. Nascido em 26 de agosto 1938, pai de 5 filho entre eles o atual prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva. Formou-se em medicina na cidade de Salvador/BA e formado retornou para Balsas. Trabalhava no Hospital São José e no Posto de Saúde que funcionava onde hoje é o Hospital Balsas Urgente.

Na política, foi eleito prefeito de Balsas em 1982 e sua gestão de um pouco mais de um ano foi marcada por avanços na área de saúde, educação, da infraestrutura, do desenvolvimento social. Faleceu em 18 de abril de 1984, quando retornava de São Luís/MA, onde estava a serviço da prefeitura. Uma colisão entre dois aviões ocorridos na cidade de Imperatriz, quando um avião caiu na agua e outro explodiu na queda em solo matando 7 pessoas de Balsas.

Após a missa o prefeito de Balsas, Dr. Erik Augusto disse: “a gente vive da nossa história, meu pai foi uma pessoa que amou muito essa cidade. Os contemporâneos dele são testemunhas desses fatos. Ele morreu trabalhando pela cidade quando voltava de uma viagem em que foi representar a cidade na condição de prefeito em São Luís. Ele nunca foi esquecido no coração dos balsenses, amigos e família e todos os anos celebramos essa missa que esse ano é uma data simbólica, 35 anos sem o Dr. Bernardino. Nós fizemos questão de organizar, a minha mãe veio de Brasília para participar dessa homenagem junto aos amigos, reviver a imagem do Dr. Bernardino, pois se tinha algo que ele amava era a cidade e o povo de Balsas. Ele sempre dizia, que a missão dele na terra era trabalhar por esse povo que ele amava. Não tinha hora para trabalhar, atendia todos que lhe procuravam em casa, no hospital e qualquer hora. Era empenhado em cuidar das pessoas com carinho e amor a ponto de adiar viagens, férias, para atender pessoas que precisassem”.

Dona Aparecida, viúva do Dr. Bernardino emocionada destacou o grande homem que ele foi, seu legado e sua história que continua viva no coração da família e de todos que o conheceram.

A missa foi presidida pelo Pe. Genivaldo Ribeiro, pároco da paróquia de Santo Antônio que lembrou que a missa marca o início do “Tríduo Pascal”. “Com a celebração estamos fazendo abertura do tríduo pascal que acontece em três momentos: celebração da pascoa da ceia, celebração da páscoa da crucificação e celebração da páscoa da ressureição. Nós precisamos mergulhar na riqueza espiritual desse momento de celebração, para melhorar compreender é preciso participar dos três momentos cada um tem sua importância, sua riqueza. Jesus instituiu a Eucaristia e o serviço através do ato de lavar os pés dos discípulos, gesto humilde, gesto serviçal e dessa riqueza do serviço é que precisamos colocar em prática o servir ao próximo, principalmente dos mais carentes”.

Sobre as homenagem em memória destacou: “a pessoa só morre definitivamente quando esquecemos, não lembramos mais de seu legado, seus bons momentos e hoje nós fizemos memória de pessoas queridas que tiveram uma vida doada que se colocaram à disposição da sociedade, da cidade. Então não podemos deixar morrer essa memória das pessoas queridas, nossa gratidão a elas, pelo zelo, pelas ações em favor do nosso povo. Somos gratos a elas e que Cristo Jesus recompense dando o prêmio da ressureição para a vida eterna ao lado de Deus”.  

O Maranhão se informa aqui

Polícia recupera caminhão baú carregado com móveis roubados e prende suspeitos

Pe. Genivaldo Ribeiro, pároco da paróquia de Santo Antônio, presidiu a celebração – Foto Julimar Queiroz

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário