A competição, que fez parte das comemorações do aniversário da cidade de Balsas, aconteceu entres os dias 22 e 24 de março, com disputas nas categorias Adulto, Juvenil e Cadete, masculino e feminino.
Participaram da competição as equipes Dom Bosco Balsas, Santa Cruz (Araguaína/TO), Power Hands (Araguaína/TO), Audax (São Luís/MA), CPU (Imperatriz/MA), Marista Balsas, Veteranas (Balsas/MA), Balsas Handebol, Educar Dom Bosco (Balsas/MA) e União Handebol.
Segundo o coordenador Hallysson Dias, foi um evento de alto nível que vai deixar um legado para o handebol na cidade. “Atletas e torcedores da nossa cidade tiveram a oportunidade de acompanhar uma competição interestadual, com arbitragem da Federação Maranhense de Handebol, que traz respeito e qualidade técnica para a competição. Foram grandes jogos”.
A equipe do Audax – MA, destaque no cenário maranhense e nacional, campeã brasileira e universitária por diversas vezes, participou e venceu a competição com 5 grupos de atletas, sendo 3 femininos e 2 masculinos, sagrando-se campeã. Apenas na categoria cadete masculino não disputou a competição.
O handebol, para Gustavo Arantes, treinador do Audax/MA, é o carro chefe do projeto social que possui cerca de 200 atletas do esporte e conta com as escolas: Rio Grande do Norte e Colégio Militar Tiradentes, que representantes do time nos Jogos Escolares, além da UFMA, que é parceira do projeto, cedendo o centro de treinamentos.
“O handebol maranhense tem muita tradição no cenário nacional. É campeão brasileiro, universitário e sempre cede atletas para seleções brasileiras. Nos últimos anos, tivemos poucos eventos, o que atrapalhou o desenvolvimento do esporte, demonstrando que devemos ter mais competições no estado. Realizar uma competição em Balsas facilita muito a visibilidade do sul do Maranhão e desenvolve o esporte na região, além de colocar nossos atletas em jogos de alto nível”, destacou Arantes.
Diretor de arbitragem da Federação Maranhense de Handebol, Willian Martins disse que essa é a primeira vez que uma comissão desta vem participar de uma competição em Balsas. “O nosso objetivo é ir até os municípios e incentivar a prática desse esporte. Tivemos uma competição emocionante, jogos acirrados, muitas disputa técnica e placar apertado. Isso eleva o handebol”. Sobre a formação de árbitros, anunciou: “Para 2019, temos propósito de fazer três cursos no estado, sendo um no mês de abril em Caxias, em maio, na cidade de Imperatriz, e logo em seguida na capital”.
O destaque balsense foi a equipe Dom Bosco Balsas, que chegou às finais nas categorias cadete feminino e juvenil masculino, se destacando o atleta Hallyson Filho, que é cotado para ser convocado para a seleção maranhense.
Confira o resultado final da competição:
(Fotos de equipes participantes)
O Maranhão se informa aqui
Sindicato prepara VI Agroloreto, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho