Diário Sul Maranhense

Sindicato instala vulcanizadora de pneus e capacita borracheiros em Buritirana

Sindicato instala vulcanizadora de pneus e capacita borracheiros em Buritirana. (Foto: Reprodução)

A instalação de uma máquina para vulcanizar pneus e treinamento para borracheiros aconteceram nesta segunda-feira (11) no povoado Buritirana, município de Loreto – MA.

Vulcanizadora de pneus foi doada pela empresa Camil Alimento S/A. (Foto: Reprodução)

A ação faz parte do Projeto Reciclar, uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão (SEINC). O equipamento instalado foi adquirido através de uma contrapartida social da empresa Camil Alimentos S/A, que fez a doação da vulcanizadora de pneus para o sindicato.

Os funcionários da empresa fornecedora da vulcanizadora realizaram a instalação e capacitação de borracheiros, que aprenderam a manusear a máquina em Buritirana. Segundo o presidente do Sindicato, Alessandro Costa, a escolha do local se deve a localização geográfica às margens da BR 230, onde há grande movimentação de caminhões, máquinas agrícolas e outros veículos, o que facilita o acesso desse serviço a pessoas que trafegam pela rodovia.

Dez borracheiros de diversas borracharias dos povoados Burtirana e Mato Grosso participaram da capacitação e aprenderam a manusear a máquina e fazer a preparação do pneu antes de colocá-lo na vulcanizadora. Após o treinamento, os borracheiros já realizaram estágio vulcanizando, nesta terça, dia 12, três pneus de caminhões que haviam sido descartados e estavam sem condições de uso. O trabalho foi aprovado pelo instrutor da empresa.

A vulcanizadora foi instalada em um galpão na oficina do senhor Leirival Arrais e os borracheiros que trabalharem receberão um percentual por serviço feito.

“Às vezes, um caminhoneiro está passando e ocorre um rasgo no pneu e ele quer fazer uma vulcanização, que, dependendo do tamanho e modelo do pneu, leva em média 150 minutos. A máquina atinge a temperatura máxima e dispara, em seguida, esfriando até o pneu chegar no ponto certo. Outro fator importante é que os borracheiros podem ter esses pneus vulcanizados de pronta entrega para disponibilizar ao caminhoneiro que não queira e/ou não possa perder esse tempo. Ele pode trocar esse pneu por um vulcanizado. O caminhoneiro ganhará tempo e o borracheiro vai melhorar a sua renda”, destacou Alessandro.

A vulcanizadora de Buritirana faz um trabalho diferente da recapagem de pneu, pois permite reaproveitá-lo, mesmo que tenha corte que atinja o aço. É feito preparo com emborrachamento, estrussadora, abridor, lixadeira, que permitem recuperar o pneu.

A máquina pode vulcanizar pneus de caminhões, máquinas agrícolas, de todos os aros. “Vamos desenvolver outros aros para vulcanizar pneus de carros de passeio e caminhonetes, de modo a dar mais opções aos borracheiros, que estão felizes por essa oportunidade que têm para ganhar dinheiro e continuar fazendo o trabalho de borracharia normal. Os pneus que foram vulcanizados durante o treinamento já estão disponíveis para venda”, finalizou Alessandro Costa.

Assista a um vídeo da matéria exibido no Programa Cantidiano na TV Boa Noticia, canal 13 – Balsas/MA.

O Maranhão se informa aqui

Queda de raio em fazenda atinge 4 pessoas e mata animais em Feira Nova/MA

Deixe seu comentário