Na manhã desta terça-feira, 04 de dezembro, foi realizado, no auditório do Sebrae – Balsas, ocorreu uma reunião com cerca de 150 micro e pequenos empresários para apresentação de linhas de crédito especial para quem tem interesse de ampliar ou abrir o negócio próprio.
O evento, organizado pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – SETRES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Balsas e SINE, apresentou o Programa Microcrédito Produtivo Orientado – MPO dentro do programa Promoção do Trabalho Digno, visando o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendimentos no município e região, com o objetivo de divulgar e informar sobre as políticas públicas para o segmento, apoiando e incentivando a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores populares.
Várias autoridades municipais participaram do evento, com destaque para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Viviane Coelho.
James Pereira de Castro, assessor do secretário da SETRES, Hernando Dias de Macedo, destacou que o programa tem objetivo de orientar micro e pequenos empreendedores no acesso à linha de crédito especial que, na região, tem o Banco do Nordeste do Brasil como agente financiador.
“Tivemos uma frequência muita boa, apoio incondicional da prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, do Sebrae e dos empreendedores que compareceram. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, que teve como base o acesso ao microcrédito, quais os procedimentos, com a presença de agentes do Banco do Nordeste do Brasil que fizeram atendimento individualizado, tirando dúvidas, prestando esclarecimentos e criando essa ponte para o desenvolvimento desses pequenos empreendimentos. É uma linha de crédito especial para esse público, com juros bem reduzidos. O banco oferece prazos diferenciados, dentro das propostas e possibilidades para atender aos pequenos empreendedores”, disse James.
COMO PARTICIPAR?
A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) realiza oficinas de sensibilização e capacitação com os beneficiários, por meio das agências do SINE, que fazem o cadastro dos empreendedores e encaminham aos agentes financeiros para intermediar o crédito e realizar o acompanhamento.
As operações de crédito devem ser realizadas para população de baixa renda e microempreendedores, entendidas como pessoas físicas ou jurídicas de atividade produtiva de natureza profissional com renda bruta e anual de até R$120.000,00 (cento e vinte mil reais). No entanto, esse projeto busca atender aos microempreendedores informais.
O Maranhão se informa aqui
CDL/Balsas divulga horário de funcionamento do comércio no mês de dezembro
PRF apreende morador da zona rural de Balsas com moto com ocorrência de roubo