O Grupo de Pesquisa em Unidades de Conservação do Sul do Maranhão (Gepesulma), dos cursos de Engenharia Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) do Câmpus de Balsas, organizaram o livro “Cachoeira do Macapá e suas identidades: situação atual e estratégias de conservação”, que será lançado na sexta-feira, 30, no auditório da UFMA, Câmpus Balsas, às 18h.
Os estudos buscam apresentar à sociedade maranhense as características socioculturais, tradicionais e históricas das comunidades tradicionais que vivem no entorno de Cachoeira do Macapá, bem como discutir as questões ambientais, a preservação e manutenção do local, além de destacar as potencialidades que a cachoeira do Macapá apresenta para o sul do Maranhão.
A professora Débora Batista lembrou que a área ainda não é legalmente protegida e existem várias atividades no entorno da cachoeira que comprometem a região, especialmente no que diz respeito à retirada da mata ciliar dos rios. “É preciso conhecer a região, dialogar com a sociedade sobre esses problemas e propor ações concretas para a conservação dos diferentes ecossistemas que compõem o entorno da cachoeira do Macapá”, disse.
Saiba mais
O Gepesulma por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, integra profissionais de nível superior e estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e profissionais de empresas do âmbito público e privado, para promover a participação da sociedade na tomada de decisão e elaboração de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do sul do Maranhão.
O Maranhão se informa aqui
Concurso oferece 500 vagas de agente da Polícia Rodoviária Federal
Hemomar comemora dia do doador voluntário de sangue com semana de doação, em Balsas
Confira fotos da cachoeira