Foi dada a largada ao plantio de soja safra 2018/2019 no Maranhão. Este ano a chuva chegou um pouco mais cedo e os produtores estão aproveitando para colocar a semente no chão, confiantes que será colhida mais uma grande safra.
A soja já está presente em dezenas de municípios no Maranhão. Na região mais ao sul, no polo produtor de Balsas que abrange vários municípios, os produtores estão a pleno vapor, com ritmo recorde. A estimativa é que até dia 10 de dezembro toda região sul, que cultiva cerca de 550 mil hectares, finalize o plantio. Depois é a vez da região central do Maranhão, com destaque para os municípios de Grajaú, São Domingos do Maranhão, Buriticupu e Parnarama. Nessas regiões a chuva está apenas começando. E em janeiro chega a vez da região norte. Os produtores de Chapadinha, Brejo e Arapurus já estão preparados para iniciar as atividades.
Nesta safra 2018/2019, o estado deve atingir cerca de 950 mil hectares de cultivo da soja, área recorde em relação aos anos anteriores. E ao percorrer as regiões produtoras, é fácil encontrar novas áreas sendo preparadas para a expansão desta importante cultura. Soma-se a isso a área destinada a segunda safra, conhecida como safrinha. Estima-se que cerca de 200 mil hectares de milho serão plantados após a colheita da soja, aproveitando um saldo de chuvas..
Daniel Grolli, diretor executivo da Sementes Cajueiro, fornece sementes para todas as regiões produtoras do estado do Maranhão, explicou a atuação da empresa e projetos de expansão.
Market Share e projeto de expansão
““Atualmente, as Sementes Cajueiro possui 10% do mercado de fornecimento de sementes no Maranhão. Só conseguimos atingir este market share pois trabalhamos sustentados em três pilares: qualidade da semente, genética produtiva e atendimento ao produtor. Para a próxima safra pretendemos crescer cerca de 5% de participação de mercado. Estamos colocando lançando uma nova coleção de cultivares de soja que estão sendo testadas nessa safra, e acreditamos que o produtor irá obter mais produtividade ao usá-las”.
Atendimento especialíssimo
“A Sementes Cajueiro tem uma equipe técnica própria com três agrônomos fazendo atendimento no campo para os clientes em todo o estado. Contamos ainda com o apoio comercial e técnico das revendas que comercializam as sementes. Nossa intenção é obter através das revendas a capilaridade suficiente para atingir a todos os produtores do estado”, finalizou.
Com chuvas regulares, terras mecanizáveis, recursos hídricos abundantes para irrigação, um porto competitivo, estradas e ferrovias, o Estado do Maranhão tem enorme potencial de ampliação de área de plantio. Estima-se que a região produtora de grãos possa atingir o patamar dos 2 milhões de hectares em poucos anos. Tudo isso respeitando as leis ambientais, trabalhistas e comerciais.
Notícias relacionadas
Sementes Cajueiro e Aprosoja/AP reúnem agricultores e lideranças política