47 alunos concluíram, com êxito, na manhã desta sexta-feira, 05 de outubro, o curso Técnico Executor em Aviação Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), organizado pela Aprosoja/MA e Sindibalsas.
Com carga horária de 54 horas/aula, incluindo atividade prática com uma aeronave agrícola realizada em uma fazenda próxima, e análise e disposição de rendimento de pulverização, os 47 participantes inscritos iniciaram e concluíram o curso com aprovação acima da média mínima exigida pelo MAPA que é nota 7. Entre os inscritos, estavam alunos do Piauí, de Alagoas, Mato Grosso e do Maranhão.
O engenheiro agrônomo Marcelo Drescher, instrutor do curso, destacou que foi surpreendido positivamente desde o início com o número de inscritos. As aulas práticas, que aconteceram na quinta-feira, dia 04, tem objetivo de mostrar aos alunos, pela execução da tarefa, tudo o que tinham visto em sala de aula.
“Foram tarefas bem programadas com objetivos específicos, onde fizemos as análises e trouxemos para a sala de aula para discuti-las. Os alunos que participaram estão de parabéns pela atitude de buscar conhecimento profissional, pelo rendimento da turma, pelas avaliações e mudanças de visão que sentimos com relação a aviação agrícola. Agradecemos ao Sindibalsas e a Aprosoja que oportunizaram aos profissionais concluir essa formação”, ressaltou Drescher.
Eliomar Teixeira dos Santos Júnior, coordenador de produção em uma fazenda que possui avião próprio, que é responsável pelas pulverizações aéreas, destacou a metodologia utilizada pelo professor Marcelo Drescher, para passar o conhecimento. “Facilitou muito a assimilação dos conteúdos. Estou formado há 5 anos como engenheiro agrônomo e não recebi um conteúdo tão aprofundado na faculdade como o recebido nesse curso que, de forma muito proveitosa, veio complementar o conhecimento que já tínhamos com relação a toda atuação da aviação agrícola. Com certeza, quem soube aproveitar estar saindo bem preparado para atuar no mercado de trabalho. Para mim foi nota 10. Estou muito feliz em ter participado”.
Auditor fiscal do MAPA e responsável pela fiscalização da aviação agrícola no estado do Maranhão, Álvaro Cardoso de Paiva acompanhou todo o curso e parabenizou o professor Marcelo Drescher. “É uma autoridade no Brasil, não só como executor, mas também como coordenador e piloto de aviação agrícola. Nessa área, havia uma grande carência no Maranhão, pois a legislação federal determina que, em toda pulverização aérea, é obrigatória a presença de um técnico executor agrícola. O que vinha acontecendo é que esse papel estava sendo feito pelos próprios técnicos agrícolas das fazendas e agora, com a formação dessa turma, nós teremos profissionais capacitados para realizar tal tarefa, aumentando a segurança dos voos e aplicações agrícolas”, comentou.
Segundo Álvaro Paiva, no estado do Maranhão, ainda existem muitos pulverizadores clandestinos e existe uma carência de fiscalização que possa coibir essa atuação.
Ao final do treinamento, os profissionais estão tecnicamente capacitados a apoiar e a controlar operações aero-agrícolas. Sendo que os técnicos agrícolas são certificados como técnicos executores. Os demais recebem o certificado de participação do treinamento. Aprosoja/MA e Sindibalsas, organizadores do curso, já estão planejando uma nova edição para o final da safra 2018/ 2019 a ser realizado em Balsas.
Leia outras notícias relacionadas
Aeronautas comemoram 3 anos sem acidentes ou incidentes com aeronaves em Balsas
Sindibalsas divulga atividades em favor da classe produtora e sociedade, em Balsas