Segundo informações da 22ª Zona Eleitoral, nesta quarta-feira, dia 03, aconteceu a audiência de carga (carregar com os dados dos candidatos) e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições, no município de Balsas (MA).
O maior município em extensão territorial do Maranhão possui seções que estão distantes da sede a cerca de 300 kms, como o Alto Gerais de Balsas, que são locais em que a distribuição se dará a partir de sexta-feira (05). No sábado, serão distribuídas urnas na zona urbana e nas localidades adjacentes. São cerca de 42 locais de votação na cidade.
O município de Balsas realizou o cadastramento biométrico para as eleições de 2016, tendo cerca de 10 mil títulos de eleitor cancelados, desse total aproximadamente 2 mil títulos foram regularizados. O eleitorado balsense, em 2018, conta com 57.270 eleitores aptos a votar e teve aumento com relação a 2016.
“Estamos preparados para eventuais problemas que ocorrerem durante a votação. Temos uma quantidade de urnas de contingência preparadas para substituir as que apresentarem defeitos”, destacou Mailton Luciano Pereira da Silva, chefe do cartório da 22º zona eleitoral.
Mudanças de locais de votação
Todas as seções que funcionavam no prédio da prefeitura municipal foram transferidas para a UEMA. Já os eleitores que votavam na escola Dep. Francisco Coelho, no bairro Cajueiro, terão suas seções funcionando no colégio Marista São Pio X. Na eleição anterior, as seções que funcionavam na escola Luís Rocha Júnior foram transferidas para o colégio Didácio Santos e continuarão lá. Os eleitores das seções da escola José Pereira irão permanecer na escola Luís Rego.
“As pessoas não precisam se preocupar, porque a justiça eleitoral vai colocar cartazes e placas informativas para os eleitores”, informou Marlene Vieira da Silva Sá, auxiliar administrativa do cartório da 22ª Zona Eleitoral
Os eleitores da 105ª zona eleitoral que foram transferidos para a zona 22 irão votar nos mesmos locais da eleição de 2016; basta que o eleitor se dirija ao mesmo local.
Com relação as transmissões de dados das eleições, a justiça eleitoral dispõe, nos locais mais distantes, dos Postos Avançados de Transmissão (PAT). Os dados serão transmitidas via satélite direto para o TRE/MA, através de equipamento próprio da justiça eleitoral e terá a presença de um técnico da mesma para fazer a transmissão. Já nas localidades próximas de zona urbana, a justiça conta com uma logística que vai permitir a transmissão desses dados em curto espaço de tempo.