Diário Sul Maranhense

Sebrae proporciona ao trade vivências no Polo Chapada das Mesas

Representantes das entidades do trade, gestores públicos estaduais e municipais, conselheiros do Sebrae e empresários de São Luís, Barreirinhas, Imperatriz.

Montanhas e formações rochosas curiosas de 60 milhões de anos, cachoeiras com mais de 70 metros de altura, abundância de riachos e lagos de águas cristalinas integrados em três diferentes biomas – cerrado, caatinga e floresta amazônica. Um cenário espetacular se descortinou na última semana diante dos olhos do grupo que aceitou o convite do Sebrae estadual para participar da missão técnica realizada ao Polo Chapada das Mesas, reunindo, nos dias 13 e 14, empresários do trade de São Luís, Barreirinhas, Imperatriz e Carolina, jornalistas e representantes do poder público, de entidades empresarias e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O objetivo foi favorecer vivências aos atrativos do território, localizado no centro-sul do Maranhão, assim como conhecimento dos seus principais equipamentos turísticos, como o Complexo de Pedra Caída, no município de Carolina e o Complexo Poço Azul, em Riachão. Além disso, a ação proporcionou que o grupo percebesse a potencialidade regional para o turismo de aventura, favorecendo o pensar conjunto de melhorias que podem ser viabilizadas tanto por políticas públicas mais assertivas, quanto por uma infraestrutura mais adequada, aliada a estratégias de promoção do destino e comercialização de pacotes, advindos da parceria entre empresas locais do trade e agentes emissivos de outros polos do estado.

“O principal ganho dessas visitas técnicas, acredito, é a integração dos agentes que estão inseridos na cadeia do turismo do Maranhão. É apenas com a união de todos que poderemos dar andamento às ações de desenvolvimento desse setor no nosso estado, favorecendo essa importante indústria mundial que gera oportunidades de negócios e empregos, além de renda para as comunidades inseridas no processo, fortalecendo assim economias de municípios, estados e países”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Edilson Baldez das Neves, que também preside a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

A missão técnica integra uma das diretrizes do Sebrae para 2018, que traz o turismo como uma de suas prioridades, apoiando, em um primeiro momento, o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios do setor nos três principais polos turísticos maranhenses – São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

Trade e universidade

Dentre o trade, estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), Conselho das Entidades de Turismo junto à Confederação Nacional de Turismo (ConCntur), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo seccional Maranhão (Abrajet-MA), Conselho Municipal de Turismo de São Luís, Barreirinhas e Carolina, além do poder público, representado pela Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e da Superintendência Regional de Cultura e Turismo da Região Metropolitana de Imperatriz e Polo Chapada das Mesas.

Parque Nacional Chapada das Mesas

Localizado no Polo Chapada das Mesas é catalogado desde 2015 como Parque Nacional, uma área de proteção ambiental que abrange 160.046 hectares, formado por cerrado, caatinga e floresta amazônica, que compreende parte dos municípios de Estreito, Carolina e Riachão.

Nesta região de extrema exuberância, montanhas, cachoeiras, rios e lagos saltam aos nossos olhos e proporcionam uma experiência ímpar para quem se proporciona visitar os atrativos.

A criação do parque fez parte do esforço dos órgãos ambientais do Governo Federal para elevar a área protegida no Cerrado. Pouco mais de 2,5% do bioma está resguardado em unidades de conservação federais e estaduais que lutam contra novos desmatamentos impulsionados por carvoarias e abertura de novas frentes para a agropecuária.

A região que agora está abrigada dentro do Parque Nacional é extremamente rica em espécies da fauna e flora, além do alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas, com valor ecológico, social, econômico e cultural.

Polo Chapada das Mesas

Destino reconhecido pelo Ministério do Turismo é composto pelos municípios de Imperatriz, Itinga, Montes Altos, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra e Tasso Fragoso, localizados no centro-sul do Maranhão.

Confira fotos do complexo Poço Azul

Confira fotos dos complexos: Pedra Caída

Deixe seu comentário