A Independência do Brasil, celebrada neste 7 de setembro, também foi marcada por muitas homenagens aos 100 anos de emancipação política-administrativa da cidade de Balsas (MA).
Escolas das redes pública de ensino municipal e estadual; escolas da rede particular de ensino, instituições da sociedade civil: como 8º Grupo Escoteiro Buriti, grupo de desbravadores da Igreja Adventista do 7º dia, Pastoral da Juventude da Igreja Católica, pessoas atendidas nos programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições realizaram apresentações no desfile que teve início às 08:30h e encerrou-se por volta de 11:30h.
A Guarda Municipal de Balsas, trouxe para o desfile apresentações do Grupo Ronda Escolar, Patrimônio, Agentes de Trânsito, Brigadistas e alunos do Projeto Social Anjos da Guarda.
“7 de setembro é uma data muito importante pois comemora a independência do Brasil e que, este ano, combina com as comemorações do centenário de Balsas. A Guarda Municipal de Balsas além dos grupos tradicionais, os alunos parte do Projeto Anjos da Guarda”, destacou Mizael Martins, comandante da Guarda Municipal.
A polícia militar desfilou com o Projeto Social Pelotão Mirim – Formando o Pequeno Cidadão; com turmas do Proerd e com o pelotão Rádio Patrulha. E, apresentações especiais do Esquadrão Águia que participaram da montagem da pirâmide humana em cima de motocicletas. O grupo Força Tática realizou demonstrações de combate e o Grupo de Operações Especiais (GOE) fez demonstração de combate em ambiente urbano e rural através de incursões.
Grupo Operações Especiais no desfileEssas apresentações são sempre esperadas pela população que gosta bastante de assistir, pois demostra o que ocorre muitas vezes na realidade. Nossas tropas estão bem preparadas, bem treinadas, e mostra para a população que todo esse treinamento serve para salvar vidas”, destacou o Tenente Coronel Juarez Medeiros Sobrinho, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar,
Sobre as comemorações de 7 de setembro disse: “hoje, completamos 196 anos em que o Príncipe Regente Dom Pedro I montou em seu cavalo e empunhou uma espada as margens do Riacho Ipiranga e deu o brado da Independência. Hoje a gente assiste milhares de estudantes, militares e membros de instituições da sociedade desfilando, prestigiando o que nos mostra que o amor à pátria existe e está cada vez maior. Quero deixar meus parabéns a toda a sociedade balsense por ter comparecido ao desfile nesse ato de civismo e amor à pátria”.
O Prefeito Municipal de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva enalteceu o grito da independência do Brasil em 1822. “Independência é a soberania do país. Hoje a nossa comemoração é especial pois estamos no anodo nosso centenário de emancipação política-administrativa do município. Quero parabenizar todas a instituições que com suas apresentações prestaram homenagens ao 100 anos de história de Balsas”.