Agentes da Guarda Municipal de Balsas participarão de uma capacitação para o uso de armas não letais a partir de sábado (25). Com esta formação, o efetivo da Guarda Municipal estará qualificado para operar dispositivos incapacitantes.
Para realização das capacitações e cursos, foi feita uma parceria com a Guarda Municipal de São Luís, através da Survive, Consultoria e Treinamento, que tem uma equipe credenciada pela Polícia Federal e pelo Exército para ministrar os cursos.
De acordo com Mizael Martins, comandante da Guarda Municipal de Balsas, a qualificação profissional da GM tem sido prioridade desde o início da atual gestão municipal. “Iniciamos o processo de tornar a Guarda cada vez mais técnica e profissional. Vamos realizar o curso de uso de armas não letais que vai dá autorização para utilizar armas de choque, gases de pimenta e lacrimogênio e também treinamento de capacitação para ronda escolar, que visa preparar o nosso agrupamento”.
Essa instrução aprimora o trabalho realizado pela guarda municipal e auxilia na preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos guardas e da população
Sobre o processo para utilização de armas de fogo em serviço, disse: “Já temos as leis que permitem o uso de arma de fogo para o GM em serviço. Agora, estamos nos organizando com a questão de documentos, preparação de projetos para a realização do convênio: Prefeitura, Polícia Federal e Exército para liberação do porte de arma. Estamos aguardando a finalização desses projetos para realizar o treinamento de pessoal”, ressaltou Martins.
A Guarda Municipal de Balsas conta, atualmente, com 3 grupamentos, Ronda Escolar, Departamento de Trânsito e Brigadista. Por conta do efetivo reduzido, as capacitações são feitas por etapas. Nesta capacitação 23 GMs participarão.