Apae Balsas, na manhã desta terça-feira (21), com uma carreata pelas ruas do centro da cidade, abriu a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente no período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar, no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apae’s.
A presidente da APAE – Balsas, Eunice Honaiser, disse que a sociedade precisa entender o que é e o que faz a APAE. “Nós precisamos muito avançar em conscientização e em políticas públicas. O tema desse ano foi muito bem escolhido, pois as famílias de todos os setores da sociedade precisam ter essa participação”, destacou.
A coordenadora Luciana Cardoso destacou que a sensibilização e a mobilização para implantação de políticas públicas em prol da pessoa com deficiência é fundamental. “O Brasil é um dos países que mais tem leis nesse sentido, porém na hora de aplicá-las é o grande gargalo. Precisa-se da sociedade para poder colocar essas políticas em prática. APAE conta com diversos colaboradores e poderia ter muito mais; é necessário ter um pouco mais de divulgação do trabalho prestado que é confiável e sobrevive das contribuições da sociedade. Temos a sistemática de carnê: a pessoa vem, pega o carnê e contribui com um valor que pode, precisamos dessa adesão, que as pessoas visitem e conheçam o funcionamento da APAE”.
A Unidade da APAE, em Balsas, atende nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social diariamente com profissionais qualificados. Atualmente, 7 pessoas atendidas pela APAE já foram colocadas no mercado de trabalho.
“Em razão de cumprir a lei da inclusão do Estatuto da Pessoa com Deficiência, há uma cota para atender e eles nos procuram. Temos um trabalho de preparação desses jovens para o mercado de trabalho e, não apenas os atendidos na APAE, mas, todas as pessoas com deficiências podem nos procurar e, na medida do possível, vamos as colocando no mercado”, finalizou Luciana.
PROGRAMAÇÃO
- 21/08/2018 – Carreata – 8h;
- 22/08/2018 -Passeio no Parque Centenário – Momento Lúdico / Participação na Sessão da Câmara de Vereadores;
- 23/08/2018 -Dia de Beleza (APAE) – Equipe Águia Dourada;
- 24/08/2018 – Dia de Lazer com banho na piscina;
- 27/08/2018 – Comemorações sobre o dia do Soldado – Visita do 4º BPM a APAE;
- 28/08/2018 – ENCERRAMENTO: Palestras para as famílias sobre políticas públicas.