Diário Sul Maranhense

Roberto Rocha realiza primeiro ato de campanha para governo do Maranhão, em Balsas

Roberto Rocha em coletiva de imprensa. (Foto: Emanuel Lemos)

O primeiro ato oficial da campanha do candidato Roberto Rocha ao governo do Maranhão aconteceu nesta sexta-feira (17), na cidade de Balsas, seu berço político, que foi escolhida para ser o ponto de partida da Caravana da Esperança ao Governo do Maranhão, pelo forte simbolismo, em função das raízes familiares na região, sobretudo, do pai e ex-governador Luiz Rocha, que sempre iniciou suas campanhas a partir de Balsas.

O candidato visitou o Bispo da Arquidiocese de Balsas, Dom Enemézio Ângelus Lazáris, e o Pastor Edmundo Gomes Araújo, presidente da Assembleia de Deus, com os quais conversou e pediu que fosse colocado nas orações dos líderes religiosos. Em seguida, o candidato se reuniu com lideranças e apoiadores políticos em um hotel da cidade, onde concedeu entrevista coletiva a imprensa local

Em entrevista, Roberto Rocha destacou que o desafio de sua geração é entregar para a próxima um Maranhão melhor do que aquele que recebeu.

Confira os principais pontos da entrevista:

Campanha eleitoral

“Em meu mandato de Senador, tenho conquistado muitas coisas, colocando um pé no planalto e outro na planície, perto do povo, falando e ouvindo. Estou satisfeito com o processo das convenções. Estamos coligados com seis partidos, com dezenas de candidatos a deputados estaduais e federais, e com o envolvimento de um exército de homens, mulheres e jovens convencidos de que temos a melhor proposta para sairmos da dicotomia que leva a política do Maranhão ao nível mais pobre de debate que é entre os sarneyzistas e Antesarneyzistas. Em 2014, eu estive aqui para eleger um novo governador para fazer diferentes. Se, 4 anos depois, a ex-governadora é novamente candidata é porque não houve mudança na percepção da população, não fizeram diferente. Eles são iguais. E, para fazer diferente, fazer mais e melhor, é que proponho a minha candidatura para que se estabeleça o contraste, não entre pessoas, mas entre ideias e propostas para o Maranhão e, para essa campanha, nós temos as melhores ideias”.

Projetos para Balsas

“Consegui aprovar, para o município de Balsas, em Brasília um projeto de saneamento básico completo, com água tratada, esgoto, drenagem e pavimentação asfáltica para 100% da população. No final do ano passado, vim aqui para assinar a ordem de serviço para elaboração do projeto e, em breve, vamos licitar as obras. Isso é uma grande ação política que a gente faz em favor do município, que será o primeiro do Maranhão a ter esse benefício, pois fazer saneamento básico é cuidar da saúde da população e o mandato é um instrumento de trabalho, gerador de benefícios para a população”, acrescentou.

Projetos para infraestrutura

“Nós temos a rodovia Transmaranhão, a MA 006, que começa em Cururupu e atravessa a região do vale do Pindaré, chegando em Arame, passando por Grajaú, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Balsas, Tasso Fragoso e vai até Alto Parnaíba. É uma rodovia estadual e nós temos um projeto de federalização, incluído no plano viário nacional para que se torne uma BR. Por que vamos fazer a federalização? Essa região Sul do Maranhão é polo produtor de grãos: milho e soja, que tem peso na balança comercial do Brasil. Exportação gera divisas e é justo que o governo federal dê uma contrapartida; é justamente esse argumento que usamos, já que é aqui que temos grande produção. E, depois, queremos fazer a BR de Alto Parnaíba até Lizarda (TO). Também vamos federalizar a estrada que liga Estreito a São Pedro dos Crentes passando por Riachão e Balsas e até Campos Lindos (TO), como também construir a BR 324, de Ribeiro Gonçalves a Balsas, e federalizar todo o anel da soja”.

Construção do Ramal Ferroviário

“Vamos construir o Ramal Ferroviário da estrada de ferro saindo de Porto Franco para Balsas. São 200 km e o projeto está sendo elaborado pela Valec com recursos que nós conseguimos. Essa será uma obra fundamental para essa região. Já estamos projetando, para o futuro, continuar o Ramal Ferroviário de Balsas para Dom Elizeu Martins (PI), seguindo para Luís Eduardo Magalhães (BA). O crescimento e economia dessa região vai explodir, com emprego para os trabalhadores, grandes investimentos e oportunidades. Essas propostas irão resolver o gargalo logístico do Polo Produtor do Matopiba, formado por: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, finalizou.

Roberto Rocha apresentou, ainda, o projeto de criação da Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA) e um projeto que será conveniado com a prefeitura de Balsas para construir o anel viário da cidade e tirar o trânsito pesado de dentro da cidade.

Deixe seu comentário