Diário Sul Maranhense

Balsas registra índice baixo até no “Dia D” da campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Criança recebendo a vacina tríplice viral no Posto de Saúde do Bairro São Félix em Balsas/MA (Foto de Arquivo)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural de Balsas realizaram neste sábado, 18 de agosto, o “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

Desde o início da campanha no dia 6 de agosto, a equipe de imunização vem realizando ações em bairros, como: Santa Rita de Cássia, Jocy Barbosa e nos Residenciais Veneza, além da zona rural nos postos de saúde das localidades: Angelim, Aldeia, Rio Coco e Santa Luzia.

Janaina Neves Sá, coordenadora de imunização

“Também temos uma equipe de vacinação trabalhando nos povoados para alcançar todas as crianças do município. Estamos, também, fazendo ações com nosso posto volante de vacinação em alguns bairros que não têm postos de saúde para vacinar as crianças e manter o estado de eliminação dessa doenças no município”, destacou Janaína Neves Sá, coordenadora de imunização do município.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o quantitativo de crianças aptas para a vacinação no município de Balsas é de 7.211 crianças. E, ainda conforme a coordenadora o município registro um número bem abaixo das expectativas de crianças já vacinadas até o momento. No entanto, a meta no município é atingir, pelo menos, 95% das crianças. “A nossa maior preocupação agora e com a presença da população nos postos. A gente precisa que haja uma adesão importante da comunidade, porque está faltando poucos dias para o término da campanha e percebemos uma meta bastante reduzida em relação ao que a gente espera. Para manter a erradicação das doenças no município, é preciso manter as crianças imunizadas para que não venha desenvolver as doenças. Queremos pedir a todas as mães que ainda não vacinaram suas crianças, que compareceram a UBS mais próxima para vacinar seus filhos a fim de protege-los contra essas doenças”, ressaltou Janaina.

Além da poliomielite e da vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), as UBS disponibilizam outras vacinas para atualizar as carteiras das crianças, inclusive vacina influenza contra gripe.

Vacinação da criança contra poliomielite
Deixe seu comentário