Diário Sul Maranhense

IEMA faz consulta para escolha dos cursos técnicos a ser ofertado na unidade do instituto em Balsas

Representantes de empregadores, gestão pública e IEMA, reunidos em Balsas

Representantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) tiveram um dia de reuniões, em Balsas, com pessoas ligadas a gestão municipal, educadores, representantes dos empregadores, Aprosoja, Sindbalsas, CDL e população em geral, para discutir a escolha dos cursos técnicos que serão ofertados na unidade de Balsas.

A Unidade será uma escola de tempo integral com cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo Instituto.

Reunião com educadores e gestão pública municipal

Segundo Arlenisa Nunes – Departamento Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação –, o IEMA está fazendo uma pesquisa de campo, porque, além de formar o aluno para o mundo, tem o objetivo de formar mão de obra para o mercado de trabalho. “Os cursos do IEMA Balsas serão voltados para atender ao mercado de trabalho da região”.

Após as reuniões, foi realizada uma vistoria nas obras de construção do futuro campus do IEMA, que já superou 30% das obras e tem previsão de inauguração para os primeiros meses de 2019.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Márcio Ferreira Nunes, disse que a entidade vê com bons olhos a chegada do IEMA em Balsas, que vem para contribuir ainda mais com conhecimento e formação dos jovens, visto que conta com portfólio grande de cursos. “Esses debates servem para contribuirmos com a escolha dos primeiros cursos de ensino médio, em que o jovem poderá obter essa formação para buscar um bom emprego no mercado de trabalho. A CDL está enviando questionários para várias empresas de Balsas que estarão preenchendo e informando quais as áreas que precisam de mão de obra. A partir dos resultados obtidos nesses questionários, serão escolhidos os 4 cursos que irão abrir o IEMA Balsas. O objetivo é que o aluno saia do ensino médio e já possa ingressar no mercado de trabalho”, destacou.

A previsão é que, em 30 dias, se tenha uma definição dos quatro primeiros cursos a serem ofertados, em Balsas.

Segundo José Carlos de Paula, Aprosoja e Sindibalsas fizeram uma proposta conjunta. “Após o debate com nossos associados, chegamos ao perfil do profissional de nível médio que teria importância para a economia local e, ao mesmo tempo, ótimas chances de colocação: sugerimos a criação de um curso de formação de Técnico Agrícola, especializações tecnológicas em eletrônica/digital/robótica e foco na atuação prática, dentro das atividades já desenvolvidas na região, como também naquelas a serem fomentadas. Tal profissional deveria ter excelente conhecimento no manuseio de novas tecnologias, a fim de poder contribuir com a melhoria das culturas e com a elevação do bem estar da população”.

A Prefeitura de Balsas encaminhou proposta ao reitor do IEMA de ceder uma escola da rede municipal para funcionar provisoriamente já no início de 2019.

Obra de construção do Campus do IEMA, Unidade Balsas
Deixe seu comentário