Diário Sul Maranhense

Programa de Geoparques da Unesco realiza inventário do patrimônio geológico na Chapada das Mesas

Geólogos pesquisam rocha gigante em formato de cabeça de tartaruga no Mirante d=Chapada das Mesas

A coordenação do atrativo turístico Mirante da Chapada das Mesas recebeu, nesta quinta-feira (26/7), uma equipe composta por quatro geólogos do projeto do Serviço Geológico do Brasil/CPRM para o Inventário do Patrimônio Geológico para subsidiar propostas de Geoparques, um programa de UNESCO.

A pesquisa dos geólogos terá duração de quinze dias, realizando um levantamento geográfico e fotográfico de sítios, escritas e pinturas rupestres e mapear os locais das descobertas. Entre os pontos de destaque estão a pesquisa de uma pedra gigante de arenito que é esculpida em formato de cabeça de tartaruga, uma gruta que tem inscrições rupestres e uma pedra que contém vários furos, provavelmente indicando alguma marcação ou calendário.

O Mirante da Chapada das Mesas é uma montanha de 13.562 metros linear, um local que oferta trilhas com caminhadas contemplativas com paisagens, onde se encontram plantas medicinais e um sítio arqueológico. O local impressiona com a vista panorâmica dos paredões de arenito vermelho-alaranjado. As novas trilhas levam ao alto da serra de onde pode ser vista a exuberante vegetação do Cerrado, além do contato direto com pés de bacuri, araçá e mais de três dezenas de plantas medicinais.

A iniciativa da Unesco de apoiar a criação de geoparques responde à forte demanda expressa por muitos países através de uma rede global no sentido de aumentar o valor do patrimônio da Terra, suas paisagens e formações geológicas, que também são testemunhas-chave da história da vida.

Os Geoparques Globais da UNESCO são territórios com patrimônio geológico de relevância internacional, cuja conservação é essencial para garantir o progresso das geociências e o conhecimento que detemos do passado do nosso planeta, da origem e evolução da biodiversidade e das condições que nos permitem sobreviver com conforto e bem-estar.

Errata: [Havíamos informado inicialmente que o período de inventário seria de “5” dias; mas o trabalho deverá durar 15 dias]

Confira fotos do trabalho dos geólogos no Mirante chapa das Mesas

Geólogos realizam levantamento fotográfico e mapeiam sítios na Chapada das Mesas

Deixe seu comentário